Um misterioso anel preto de fumaça pairando sobre Moscou, na Rússia, deixou os usuários das redes sociais fervilhando de curiosidade. As informações são do Newsweek.
O vídeo, compartilhado por Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia, foi visto mais de 2,2 milhões de vezes. O anel preto espesso parece desaparecer gradualmente no final do clipe. Embora algumas pessoas tenham especulado que o vídeo seja falso ou evidência de alienígenas, fenômenos semelhantes ocorreram ao redor do mundo.
Em 2014, um anel preto foi visto perto do Castelo de Warwick, na Inglaterra, flutuando no céu por cerca de três minutos. O anel foi capturado por uma adolescente usando seu smartphone. Eventualmente, o Castelo de Warwick revelou que eles estavam testando fogos de artifício como parte dos seus “efeitos de fogo” para o disparo diário do Trebuchet Fireball, uma catapulta gigante.
Residents of Moscow publish videos of a black circle in the city's sky.
What do you think happened there? pic.twitter.com/Ne9CIEDUhI
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) March 27, 2023
As teorias sobre a origem do anel variaram desde um enxame de insetos ou pássaros até um fenômeno meteorológico natural. No entanto, o serviço meteorológico Met Office descartou quaisquer explicações meteorológicas.
Outro incidente semelhante ocorreu em Lahore, Paquistão, em 2020. Um anel preto fino foi observado no céu, causando preocupação entre os usuários das redes sociais. O jornal The Sun informou que havia várias explicações plausíveis para o fenômeno. Uma falha industrial no solo, como a explosão de um transformador elétrico, poderia produzir esse efeito.
Moscow… BAVOVNA or WTH is this…. pic.twitter.com/FyAWAutZ6I
— MAKS 22🇺🇦 (@Maks_NAFO_FELLA) March 27, 2023
O relatório também destacou que os fogos de artifício poderiam ser responsáveis pela criação do anel preto. Vórtices de fumaça como esses exigem uma explosão através de uma estrutura circular, que pode ser encontrada em chaminés de fábricas ou lixeiras caseiras.
Embora o anel preto de Moscou tenha gerado especulações e teorias nas redes sociais, ocorrências passadas de fenômenos semelhantes sugerem que pode haver explicações mais mundanas por trás do misterioso anel de fumaça.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.