Misteriosa floresta de 400 árvores tortas ainda é um mistério para os cientistas

Perto da cidade de Gryfino, no oeste da Polônia, fica uma floresta que parece ter saído de um conto de fadas.

Na Floresta Torta (conhecida localmente como Krzywy Las), cerca de 400 pinheiros crescem tortuosamente com curvas de 90 graus nas suas bases e se inclinam para o norte. Logo acima de suas bases, as árvores se curvam em forma de “C”, curvando-se de 2,5 metros de lado antes de se curvar para crescer para cima a partir daí. Elas atingem até 50 metros de altura e são geralmente saudáveis, apesar das curvas não naturais em suas bases.

O mistério da Floresta Torta

Floresta Torta
Shutterstock

Enquanto muitas outras árvores anômalas ao redor do mundo são conhecidas por desenvolver curvas ou outras formas estranhas, as árvores na Floresta Torta são diferentes. Elas são lisas, não retorcidas como outras árvores que são curvas porque sofreram uma mutação genética. Além disso, é claro, a Floresta Torta é única porque muitas árvores crescem de maneira estranha e uniforme.

As árvores misteriosas de Krzywy Las provocaram muitas teorias diferentes. Uma das hipóteses mais estranhas é que há algum tipo de força gravitacional única nessa área em particular que fez com que as árvores crescessem de forma estranha.

Mas essa hipótese não se sustenta nos conhecimentos científicos básicos, dado que a gravidade puxa as coisas para baixo e não em forma de curva. Além disso, existem outros grupos de pinheiros e vegetação variada na área da Floresta Torta que não se curvam, e seria de se esperar que uma atração gravitacional única exercesse o mesmo tipo de força em todas as árvores da área e não apenas em um grupo específico de pinheiros.

Outra teoria sobre Krzywy Las é que uma forte queda de neve pesava sobre as árvores quando elas brotavam, fazendo com que elas crescessem de maneira torta. Mas, mais uma vez, essa teoria não explica por que outras árvores na área não foram afetadas.

A explicação mais provável

Floresta Torta
Shutterstock

Em última análise, os cientistas não têm certeza do motivo pelo qual as árvores da Floresta Torta são assim. Mas o que parece ser a explicação mais provável é que as árvores foram intencionalmente alteradas pelos madeireiros da cidade vizinha.

As árvores provavelmente foram plantadas por volta de 1930 e não era incomum as pessoas da época manipularem suas árvores jovens em formas que tornariam mais fácil para elas serem usadas para materiais de construção. Embora não exista nenhuma evidência clara disso, as pessoas possivelmente dobraram as árvores enquanto cresciam, o que explicaria por que tantas árvores estão tão uniformemente moldadas, e nem todas as árvores da área foram afetadas.

No entanto, uma vez que a Segunda Guerra Mundial começou e a Alemanha conquistou a Polônia, essas atividades  locais foram teriam sido interrompidas. Logo depois que a Alemanha invadiu a Polônia em 1939, a cidade de Gryfino foi destruída e as pessoas não puderam mais cuidar das árvores e, em última análise, cortá-las para uso. Em vez disso, elas ficaram abandonadas e mantiveram a forma estranha.

Lembrando que essa é apenas a explicação mais provável, não existindo nenhum relato ou evidência que confirme que isso de fato aconteceu. Até lá, o mistério continua.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. MONICA MARIA Diz

    São lindas será que o local não é assombrado?
    Tão estranho mas são bonitas

  2. Johnny Diz

    Com certeza é assombrado, essa curvatura é feita pelos demônios que sentam e aguardam a passagem de um ser vivo, para consumirem as almas.

  3. manuelaamadeuamadeu@gmail.com Diz

    Mundo um misterio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.