Milhões vão às ruas em Hong Kong e ensinam ao mundo como se faz um protesto

Protestos e manifestações populares são comuns em todas as democracias ao redor do mundo, e fazem parte do exercício do direito à livre expressão e da cidadania. No entanto, para muitos, estes movimentos são sinônimos de violência e “baderna”. De fato, temos na história várias manifestações que terminaram de forma violenta e até mesmo trágica, mas a verdade é que nem sempre isso é uma realidade.

Recentemente, o povo de Hong Kong, na Ásia, foi às ruas para criticar um projeto de lei que permitia a extradição de suspeitos hong-kongueses para a China. Mesmo após a suspensão do projeto por parte do governo chinês, os manifestantes não deixaram as ruas, e passaram a reivindicar a baixa definitiva do mesmo. Há também uma forte crítica do povo de Hong Kong no que diz respeito à relação entre o país e a China, que respeita a independência da antiga colônia britânica, mas segue interferindo em várias de suas decisões.

O que chamou muita atenção, no entanto. Foi a forma como o povo organizou seus protestos nas ruas de Hong Kong. Ao contrário do que se observa muitas vezes em outros países, os manifestantes tratam de garantir que não haveria violência em seus atos, e que os movimentos não prejudicariam os demais nem danificariam o patrimônio público. Nem mesmo as ruas ficaram sujas, ainda que quase dois milhões de manifestantes tenham sido registrados.

Confira algumas imagens dos protestos de Hong Kong:

As imagens aéreas de Hong Kong mostram a dimensão do protesto dos últimos dias, com cerca de dois milhões de pessoas nas ruas.

View this post on Instagram

We are back!!!! #hongkongers

A post shared by Hocc 何韻詩 (@hoccgoomusic) on

Mesmo com tanta gente, a ordem foi mantida, e o protesto não deixou rastros de sujeira e depredação.

Reddit

Uma ambulância precisou passar no meio dos manifestantes durante o protesto, e não enfrentou nenhum problema para isso.

Reddit

Um verdadeiro mar de gente tomou as ruas de Hong Kong para reivindicar a retirada de um projeto de lei que previa a extradição de suspeitos para a China.

Depois das manifestações, as pessoas fizeram questão de limpar toda a sujeira da cidade.

Reddit

Trânsito sendo respeitado em meio às manifestações.

Reddit

A polícia de Hong Kong reagiu aos protestos com spray de pimenta, e os manifestantes ajudaram uns aos outros a se proteger.

Reddit

Protestantes protegendo uma área de primeiros socorros, em um hospital, durante a manifestação.

Imprensa local utilizando capacetes, óculos e vestes de proteção, demonstrando insatisfação com a forma como as autoridades trataram os manifestantes durante os protestos.

Reddit

Estes jovens foram vistos estudando para suas provas de faculdade durante o protesto!

Reddit

Do lado de fora do prédio do governo de Hong Kong, manifestantes limpam todo o lixo deixado pela manifestação. As pessoas se preocuparam até mesmo em separar o lixo reciclável. Uma verdadeira aula de civilidade.

O povo de Hong Kong, sem dúvidas, deu uma verdadeira aula ao mundo inteiro sobre como podemos exercer a cidadania sem colocar em risco a vida dos demais e destruir nossa própria cidade.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.