Início » Notícias » Menina nasce com cauda de 6 centímetros em São Paulo

Menina nasce com cauda de 6 centímetros em São Paulo

Lucas R.

Publicado em

Menina nasce com cauda de 6 centímetros em São Paulo
Caso é extremamente raro.

Em Jundiaí, interior de São Paulo, nasceu em 2020 uma criança com cauda de seis centímetros, mas que só agora o caso foi divulgado. Essa rara anomalia vinha acompanhada de espinha bífida, defeito no fechamento da coluna, segundo uma reportagem do G1.

O caso foi relatado no Journal of Pediatric Surgery Case Reports, uma revista científica internacional.

O bebê nasceu por cesariana e a mãe não teve doenças ou uso de drogas durante a gravidez. Apesar da anomalia, a recém-nascida não apresentava alterações neurológicas.

A criança foi acompanhada por médicos do Hospital da Criança Greendacc, em Jundiaí, e por pesquisadores do Center for Fetal and Placental Research, em Ohio, nos Estados Unidos. Após avaliação, a menina passou por uma cirurgia para retirar a cauda, que era formada por gordura, sem músculos, cartilagens ou ossos. Os médicos também fecharam a coluna durante o procedimento.

Menina nasce com cauda de 6 centímetros em São Paulo

A espinha bífida é um tipo de defeito do tubo neural que ocorre quando a coluna vertebral e a medula espinhal não se desenvolvem adequadamente no útero. Pode levar a uma variedade de complicações, incluindo problemas de movimento, função da bexiga e do intestino e hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro). Em casos graves, a espinha bífida pode causar paralisia ou até a morte.

A pseudocauda que acompanhava a espinha bífida neste caso é uma anomalia extremamente rara. Enquanto alguns animais, como macacos, têm cauda, os humanos normalmente não têm. Em casos raros, no entanto, os bebês nascem com uma estrutura semelhante a uma cauda, ​​que pode variar de uma pequena protuberância a um apêndice mais significativo. Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo mutações genéticas ou anormalidades de desenvolvimento, e é um resquício da evolução das espécies.

A cirurgia para retirada da cauda foi bem-sucedida e a criança não teve complicações. Os pesquisadores relatam que a criança tem atualmente 3 anos e não apresentou nenhum problema neurológico ou de desenvolvimento.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.