Médico revela uma característica que torna as pessoas 6 vezes mais propensas à calvície

por Lucas Rabello
474 visualizações

Uma recente descoberta médica revelou uma intrigante relação entre o comprimento dos dedos e a calvície masculina, oferecendo um possível indicador precoce para a perda de cabelo no futuro. De acordo com uma publicação recente do Dr. Joe no Instagram, existe um método simples para prever a probabilidade de calvície, desconsiderando as suposições tradicionais sobre herança genética através da linhagem materna.

A chave está em comparar o comprimento do dedo anular com o do dedo indicador. “Se o seu dedo anular for mais longo que o indicador, você foi exposto a mais testosterona antes de nascer”, explicou Dr. Joe em sua postagem. Essa exposição pré-natal à testosterona parece aumentar a sensibilidade ao DHT (dihidrotestosterona) ao longo da vida, um hormônio que pode fazer com que os folículos capilares encolham e eventualmente morram.

Ei, ser careca pode ser um estilo, né?

Ei, ser careca pode ser um estilo, né?

O embasamento científico para essa afirmação vem de um estudo detalhado documentado na Biblioteca Nacional de Medicina. Os pesquisadores analisaram 360 participantes – 189 homens com alopecia androgenética e 171 indivíduos do grupo de controle – com idades entre 19 e 65 anos. O estudo revelou que indivíduos com dedos anulares mais longos em comparação aos indicadores tinham seis vezes mais chances de sofrer calvície.

Quando questionado sobre como controlar a exposição pré-natal à testosterona, Dr. Joe ofereceu conselhos práticos para manter níveis hormonais saudáveis durante a gravidez. “Para ajudar a manter um ambiente hormonal saudável durante a gravidez, as mulheres podem gerenciar o estresse com técnicas de relaxamento, adotar uma dieta equilibrada rica em alimentos integrais, evitar produtos químicos que interferem no sistema endócrino, como BPA e ftalatos, e manter-se fisicamente ativas com exercícios leves”, afirmou.

O estudo focou especificamente na razão 2D:4D (a relação entre o segundo dedo, o indicador, e o quarto dedo, o anular) e encontrou diferenças significativas nas medições entre aqueles com alopecia androgenética e o grupo de controle, especialmente na mão direita. Curiosamente, as medições da mão esquerda não apresentaram variações relevantes entre os grupos.

Embora a gravidade da alopecia androgenética não tenha mostrado uma relação direta com as razões de comprimento dos dedos, a pesquisa sugere que as medições da mão direita podem servir como um indicador para o desenvolvimento potencial de calvície. Essa descoberta oferece um método simples e acessível para identificar um risco aumentado de perda de cabelo no futuro, permitindo que indivíduos tomem medidas proativas, se desejarem.

Essa pesquisa representa uma mudança em relação às crenças tradicionais sobre a previsão da calvície, afastando-se dos padrões de histórico familiar e direcionando-se para indicadores físicos mensuráveis presentes desde o nascimento. Essas informações podem ajudar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre estratégias de intervenção precoce para a prevenção da perda de cabelo.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.