Médico diz que para cada caso confirmado de Covid-19 no Brasil, há 15 sem diagnóstico

Em uma entrevista recente ao ‘Estadão’, o presidente do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Sidney Klajner, estima que para cada caso confirmado de Covid-19 no Brasil, há pelo menos 15 pacientes que não receberam o diagnóstico. Caso o líder do hospital esteja correto em sua afirmação, isso significaria que temos, neste momento, 6.420 pessoas carregando a doença em território brasileiro. Isso porque, de acordo com as últimas atualizações do Ministério da Saúde, são 428 os casos confirmados, bem como quatro mortes e algo em torno de 11 mil suspeitas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, grande parte das pessoas que carregam o vírus em seu corpo não demonstram qualquer sintoma, e por isso acabam transmitindo a doença sem sequer sabe que estão contaminados. Obviamente, os sistemas de saúde do Brasil não têm condições de incluir essas pessoas na contagem de casos confirmados. No fim das contas, apenas aqueles com sintomas graves estão sendo testados e possuem a chance de entrar para a contagem dos casos.

Shutterstock

Conforme explica o ‘SuperInteressante‘, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza um tipo de procedimento chamado ‘PCR’ para testar os casos suspeitos de Covid-19. O teste em questão converte o RNA do vírus em um DNA complementar, posteriormente retirando um pequeno pedaço desta sequência obtida. Depois disso, esta pequena parte é ampliada em laboratório, para observar se o seu conteúdo molecular é igual ao do coronavírus.

Para os pacientes previamente indicados, o Hospital Albert Einstein está realizando o teste por R$ 150, e aproximadamente duas mil pessoas foram testadas nos últimos dias, de acordo com a ‘SuperInteressante’. Em alguns estados, como é o caso do Rio Grande do Sul, alguns planos de saúde já estão anunciando que vão cobrir os gastos com os testes para os seus filiados.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.