Médica alerta pessoas para não irem ao banheiro antes de sair ‘por precaução’

por Lucas Rabello
0 comentário 847 visualizações

Depois de checar se pegou suas chaves, conferir a carteira e pegar o celular, algo mais pode surgir na sua mente antes de sair de casa. Não, não é tirar uma foto rápida do look no espelho ou pegar um lanche extra para a viagem. É aquela vontade de ir ao banheiro “só para garantir” – mesmo que você não sinta realmente a necessidade.

Esse é um hábito bastante comum, muitas vezes decorrente de nervosismo ou algo que seus pais incutiram em você quando criança. Você pode até ir ao banheiro apenas porque passou por ele e não sabe quando verá outro. Mas atenção, uma médica está alertando contra essa prática aparentemente inofensiva.

A fisioterapeuta de saúde pélvica Dr. Rachel Peck usou o TikTok para compartilhar o que “acontece com sua bexiga quando você faz muito xixi ‘só para garantir’.” Ela tem observado isso em muitos de seus pacientes, que experimentam maior urgência, frequência e, às vezes, até vazamento.

“Normalmente, a bexiga se enche a uma certa taxa,” ela explica. “Quando chegamos a um certo ponto, sentimos a primeira vontade de ir, e geralmente ignoramos essa vontade. Isso só nos avisa que ela está enchendo.” A bexiga continua enchendo, e a vontade se torna mais forte até que esteja cheia, e é quando a real necessidade de ir ao banheiro aparece.

“Quando adquirimos o hábito de sempre fazer xixi ‘só para garantir’, estamos indo quando ela não está totalmente cheia,” ela diz. Isso significa que você está treinando sua bexiga para enviar esses sinais mais fortes em um limiar mais baixo. “Isso meio que engana seu cérebro a acreditar que você está mais cheio do que realmente está,” acrescenta a Dr. Peck. Como resultado, sua bexiga para de armazenar tanto líquido.

Ela menciona que há alguns momentos em que um xixi rápido “só para garantir” é apropriado. “Seria uma vez logo antes de dormir, antes de uma viagem de carro muito longa, ou talvez antes de entrar em um cinema.” Então, “de vez em quando” uma ida “só para garantir” ao banheiro está ok, mas se você faz isso sempre, pode realmente se tornar um problema.

De acordo com a Aeroflow Urology, a maneira certa de fazer xixi é ouvir seu corpo e ir ao banheiro quando sentir vontade – não antes de realmente precisar. Portanto, embora possa ser reconfortante fazer aquela viagem extra ao banheiro antes de sair, é melhor quebrar esse hábito.

Da próxima vez que estiver prestes a sair de casa e aquela vozinha na sua cabeça disser, “É melhor ir só para garantir,” lembre-se do conselho da Dr. Peck. Sua bexiga vai agradecer mais tarde.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados