Pular para o conteúdo
Mauna Loa

Mauna Loa: o maior vulcão do mundo acaba de entrar em erupção

As ilhas havaianas são únicas, sendo o único território dos EUA feito inteiramente de rocha vulcânica. Seus brotos continentais começaram a se formar há mais de 70 milhões de anos, graças ao surgimento dos vulcões que os compõem.

Atualmente, o Havaí tem três grandes vulcões ativos que estão constantemente emitindo alertas, mas nos últimos dias o vulcão Mauna Loa se juntou a eles quando entrou em erupção pela primeira vez desde 1984.

O Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) emitiu um alerta na noite de 27 de novembro, quando o famoso vulcão Mauna Loa, localizado no Parque dos Vulcões, entrou em erupção depois de permanecer calmo por 38 anos.

Mauna Loa

USGS

O United States Geological Survey (USGS) rapidamente compartilhou imagens de uma longa fissura da qual jorravam fontes de lava que se estendiam ao longo do chão da caldeira do vulcão. Inicialmente, tanto o USGS quanto o HVO disseram que a lava só permanecia na caldeira e que não havia perigo para os arredores de Mauna Loa.

O HVO indicou que a erupção havia começado em Moku’aweoweo, nome dado à caldeira do vulcão que se encontra dentro dela.

“Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área do cume e não ameaçam as comunidades”, disseram as autoridades. A maior ameaça são as cinzas e o gás vulcânico transportados pelo vento.

“Se a erupção permanecer em Moku’aweoweo, os fluxos de lava provavelmente ficarão confinados dentro das paredes da caldeira. No entanto, se as aberturas eruptivas migrarem para fora de suas paredes, os fluxos de lava podem se mover rapidamente para baixo”, acrescentou o Hawaii Volcano Observatory.

Mais tarde, porém, os moradores do lado de Kona conseguiram gravar imagens que pareciam mostrar lava descendo a montanha. As medidas de precaução aplicadas pelo Parque Nacional dos Vulcões incluíram o fechamento de acampamentos, bem como áreas de altitude no entorno de Mauna Loa, devido ao grande aumento da sismicidade.

Mauna Loa é um dos cinco vulcões que compõem a ilha do Havaí e é o maior do mundo em termos de volume. É tão grande que cobre mais da metade da superfície do Havaí, com um volume estimado de 75.000 quilômetros cúbicos.

Acredita-se que tenha surgido do mar há cerca de 400.000 anos, desde então está ativo. No entanto, não havia mostrado atividade nos últimos anos. Na verdade, estava adormecido desde 1984 , quando entrou em erupção por quase um mês, de 24 de março a 15 de abril daquele ano.

Mistérios do Mundo

Seu cume abriga três crateras de subsidência superpostas que juntas formam a caldeira Mokuʻaweoweo, cujo tamanho total é de 6,2 por 2,5 quilômetros. É um dos vulcões mais impressionantes do mundo, pois embora não seja o mais alto, é o que ocupa o maior volume de todos os colossos do planeta.