Marinha italiana encontra corpo de “tubarão-porco” no Mar Mediterrâneo

Um grupo de oficiais da marinha italiana encontraram um animal estranho e bastante curioso enquanto navegavam pelo Mar Mediterrâneo, não muito longe da região da Toscânia. O animal, que vem viralizando nas redes sociais, é conhecido cientificamente como ‘oxynotus centrina’, mas também é apelidado de “tubarão porco” em vários porcos ao redor do mundo. O apelido não é em vão, afinal de contas, basta olhar para ele para entender. E além da aparência semelhante à de um porco, dizem que o animal também costuma emitir sons parecidos com os suínos quando é retirado da água.

De acordo com a página oficial da Ilha de Elba, no Facebook, os oficiais da marinha já encontraram o animal morto, boiando na água, e por isso o levaram até o pier. Este animal, que também é chamado de ‘tubarão-áspero-angular’, não é assim tão raro na região, mas infelizmente sofre com a pesca predatória, que os coloca em grande risco. Apesar dos tubarões não serem o alvo dos pescadores, as técnicas agressivas de pesca acabam os atingindo mesmo que de forma acidental.

Aliás, não apenas este tubarão, mas outras espécies também estão em situação de risco no Mar Mediterrâneo por conta das operações de pesca. O ‘tubarão-porco’, infelizmente, está na Lista Vermelha da IUCN, o que significa que ele corre um risco significativo de extinção. Por conta disso, não faltam iniciativas e projetos com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos destruidores da pesca agressiva, que ameaça espécies raras e incomuns em todo o planeta.

Estes curiosos tubarões vivem ao longo de todo o Oceano Atlântico Leste, da Noruega até a África do Sul, e já foram vistos de 60 a 670 metros abaixo da superfície do mar. De acordo com a IUCN, eles normalmente não passam de 1m de comprimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.