Rocío, uma mãe vegana, postou um vídeo no TikTok (@veganaynormal) expressando sua frustração com a situação na escola de sua filha.
A turma da filha, de 8 anos, escolheu fantasiar-se de pescadores para o carnaval, o que vai contra os princípios éticos e morais da menina e da mãe. No vídeo, Rocío conta que já conversou com a professora, mas foi informada de que a fantasia não seria mudada porque faz parte do regulamento da turma.
A mãe ficou chateada por ser ignorada e decidiu levar a questão para a equipe de gerenciamento da escola, mostrando-lhes a importância de respeitar as crenças religiosas, morais e éticas de todos os alunos.
“A turma de 8 anos da Navia decidiu que vai ao carnaval fantasiada de pescadores. Já falei para a tutora que, evidentemente, a Navia não vai como pescadora porque fere seus princípios morais e éticos” , defende.
O vídeo rapidamente se tornou tendência e gerou uma série de debates nas redes sociais, com alguns apoiando Rocío e outros a criticando. Alguns afirmaram que ela estava doutrinando a filha com seus próprios princípios éticos e morais.
“Isso viola os princípios morais e éticos da minha filha de 8 anos. Ou seja, ela está dizendo que a está doutrinando nesses princípios morais e éticos, já que uma menina de 8 anos não tem raciocínio próprio. Boa senhora, tudo bem” , diz uma usuária, em tom irônico.
No entanto, outros defendiam a mãe e criticavam a escola por não permitir que a menina escolhesse livremente sua fantasia. Rocío continuou expondo a situação na escola em um story do Instagram, onde contou que a filha foi obrigada a fazer uma vara de pesca como artesanato na aula, algo que considera uma loucura.
https://www.youaatube.com/watch?v=TcBo_CSGIW4
Ela também enviou um e-mail ao professor, solicitando o respeito às diferenças religiosas, morais e éticas, com base no BOE (Diário Oficial do Estado espanhol).
Rocío agradeceu a todos os que a apoiaram e declarou que, apesar de ser difícil enfrentar o sistema, nunca vai desistir.