Livro raro e surrealista sobre culinária de Salvador Dali é republicado depois de 40 anos

Publicado apenas uma vez em 1973, Les Diners de Gala foi um realização de um sonho para o artista surrealista Salvador Dali que afirmou com 6 de idade que queria ser um chef. As 136 receitas bizarras e os mais de 12 capítulos (o décimo é dedicado aos afrodisíacos) com suas excepcionalmente estranhas ilustrações e colagens criadas especialmente para a publicação.

As obras de arte retratam imponentes montanhas de lagostins com conotações perturbadoras de canibalismo, uma reunião incomum de um cisne e uma escova de dentes, e retratos de si mesmo misturando-se com chefs. As receitas incluem iguarias como “Ovos de Mil Anos”, “vitela costeletas recheadas com caracóis”, “pastéis de rã” e outros absurdos.

Dali é amplamente conhecido por suas opulentas festas com sua esposa Gala, eventos que eram quase mais teatrais do que gustativos. Os hóspedes que eram em sua maioria celebridades, foram obrigados a usar roupas completamente estranhas e um acompanhamento de animais selvagens, muitas vezes percorriam livre em torno da mesa de jantar. Apesar dos ingredientes incomuns e métodos de preparação, muitas das velhas receitas escolares em Les Diners de Gala originou em alguns dos melhores restaurantes de Paris no momento incluindo Lasserre, La Tour d’Argent, Maxim, e Le Train Bleu.

Apenas cerca de 400 cópias de Les Diners de Gala estão por aí, a maioria das quais são vendidas por centenas de dólares. No entanto a editora Taschen finalmente está relançando este livro raro pela primeira vez em 43 anos.

Via Brain Pickings & Nice That

Livro raro e surrealista sobre culinária de Salvador Dali é republicado depois de 40 anos

dali-3

dali-9

dali-4

dali-10

dali-5

dali-11

dali-6

dali-12

Comentários
Carregando...