Jovem que jogou sopa em quadro de Van Gogh garante que não quis danificá-lo: “Reconheço que foi ridículo”

Phoebe Plummer, uma das ativistas, diz: “Nós não danificamos a pintura, ela estava atrás de um vidro e nunca teríamos pensado em fazer isso se não soubéssemos que ela estava protegida”. Agora, as envolvidas estão enfrentando acusações legais.

Em 14 de outubro, o mundo da arte ficou chocado depois que duas ativistas jogaram uma lata de sopa de tomate na famosa pintura de Vincent van Gogh “Os Girassóis”. A ação causou rebuliço e gerou um debate que perdura até hoje. Felizmente, a pintura estava protegida por vidro, o que impediu que o líquido entrasse em contato com a tela. Agora, Phoebe Plummer, uma das ativistas que lançou a sopa, afirma que sabia disso de antemão e nunca teria danificado intencionalmente a obra de arte.

A este respeito, a jovem explica: “Não danificamos em nada a pintura, estava atrás de vidro e nunca teríamos pensado em fazê-lo se não soubéssemos que estava protegida”. Segundo ela, elas ainda estavam lá quando limparam o vidro com apenas um pouco de papel toalha. Além disso, ela também admitiu que a ação foi “ridícula”, mas que valeu a pena por começarem a fazer as perguntas importantes.

As duas ativistas fazem parte do chamado “Just Stop Oil”, que busca conscientizar sobre os perigos das mudanças climáticas.

Phoebe Plummer junto com Anna Holland (a outra ativista vista no vídeo) estão enfrentando acusações legais por danos à moldura da pintura. O julgamento ainda está em andamento, mas ambas se declararam inocentes, afirmando que nunca teriam prejudicado intencionalmente a pintura.

Aqui você pode ver o vídeo da ação das duas jovens:

Aparentemente, “Just Stop Oil” não tem planos de parar seus protestos, muito pelo contrário, especialmente aproveitando toda a publicidade que chegou a eles com este caso. Nesse sentido, parece que a intervenção de Phoebe e Anna surtiu efeito, pois de fato gerou um grande debate onde sempre se menciona a causa pela qual lutam.

buy metformin metformin online