A educação é muitas vezes considerada um luxo ou privilégio em muitas partes do mundo. Em alguns casos, os alunos têm de percorrer grandes distâncias para poderem frequentar a escola, como o caso dessas crianças no Vietnã, onde os pais têm que atravessar nadando um rio com seus filhos dentro de sacos plásticos.
Outro caso é o do aluno Imer Baldovino Queveda, de Sucre, na Bolívia, que já enfrentou muitas dificuldades para chegar à sua escola, a Institución Educativa San José de Majagual, devido às inundações causadas pelo transbordamento do rio Cauca.
As enchentes tornaram quase impossível para Imer chegar à escola, pois ele tinha que lutar contra a lama e a água para chegar lá. Foi quando ele pediu ajuda a seu cavalo, Tormento.
Imer cavalgou com Tormento para a escola por mais de um ano e meio, contando com o cavalo para levá-lo às aulas nas difíceis condições.
Para mostrar sua gratidão pela ajuda de Tormento, Imer decidiu levar o animal para sua cerimônia de formatura. Ele abordou as autoridades da escola e pediu permissão para montar Tormento na cerimônia, explicando que o cavalo havia sido um companheiro fiel nos momentos difíceis e merecia estar presente na formatura.
A direção da escola atendeu ao pedido de Imer, e o cavalo se juntou à cerimônia como uma surpresa para muitos dos participantes.
Por meio de sua determinação e dedicação, Imer conseguiu superar os obstáculos que enfrentou e se formar na escola. Ele credita seu sucesso ao seu trabalho árduo e perseverança, e acredita que não há desculpa para não estudar.
Como ele dizia: “Tudo se faz com esforço, todo sacrifício tem sua recompensa, não há desculpa para estudar”. Veja o momento em vídeo:
A história de Imer serve de inspiração para aqueles que podem enfrentar desafios na busca por seus estudos e demonstra a importância da perseverança e determinação para superar esses obstáculos.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.