O Japão, uma nação insular no leste da Ásia, é conhecido por ter 6.852 ilhas. No entanto, esse número é baseado em um estudo de 1987 da Guarda Costeira do Japão e não foi atualizado desde então.
Uma reunião parlamentar em dezembro de 2021 levantou preocupações de que os números pudessem estar desatualizados e imprecisos, levando uma pesquisa do governo em 2022 a produzir um número mais preciso com a ajuda da tecnologia de computador.
A tecnologia usa o mapa eletrônico de terras do GSI e antigas fotografias aéreas para identificar terras recuperadas e descobriu mais de 100.000 ilhas. No entanto, apenas as ilhas com circunferência de 100 metros ou mais foram incluídas na lista oficial.
A nova contagem sugere que o número de ilhas japonesas pode ser mais que o dobro do registrado anteriormente, passando de 6.852 para 14.125. Estima-se que a área de Nagasaki tenha 1.479 ilhas, enquanto Kagoshima pode ter 1.256 e Hokkaido, no norte do Japão, pode ter 1.473.
É importante observar que a contagem atualizada não altera o tamanho do território japonês ou das águas territoriais, e não foram incluídas ilhas em lagos ou restingas de rios.
Espera-se que o governo divulgue os novos números no próximo mês, mas o número total de ilhas está sujeito a alterações à medida que os ajustes forem feitos. Apesar disso, a contagem atualizada pode ter implicações para as empresas, pois podem surgir novos locais potenciais para restaurantes ou outros estabelecimentos que visam explorar o turismo.
O Japão é o décimo primeiro país mais populoso do mundo, com uma população estimada de 124.840.000 em 2022. A área metropolitana de Tóquio é a área metropolitana mais populosa do mundo, com mais de 37,2 milhões de habitantes.