Um pedaço gigantesco de jade, do tamanho de um elefante, foi descoberta no Myanmar em 2016, país do sudeste asiático. A descoberta foi feita em uma mina remota do estado de Kachin, no norte do país. Com 5,8 metros de comprimento, e pesando incríveis 175 toneladas, estima-se que a pedra possa valer mais de 150 milhões de dólares.
“Presumo que seja um presente para o destino dos nossos cidadãos, do governo e do nosso partido, já que foi descoberta na época do nosso governo. É um sinal muito bom para nós”, disse o político local U Tint Soe, na época em que a pedra foi descoberta. O material precioso foi enviado para a China, onde passará por uma série de processos de lapidação até ser transformado em joias e esculturas.
Político do Myanmar posando ao lado da gigantesca pedra preciosa encontrada no país. | SWNS
O termo jade pode ser utilizado para se referir a dois tipos diferentes de rocha metamórfica: jadeíta e nefrita. Acredita-se que esta descoberta seja de uma rocha de jadeíte. Os dois tipos são semelhantes na aparência, e utilizados para fins ornamentais, ainda que tenham uma composição física e química diferente, sendo a jadeíta mais valiosa. É extremamente difícil perceber a diferença entre elas apenas visualmente.
Acredita-se que cerca de 70% da jadeíte do de alta qualidade do mundo inteiro venha do Myanmar. Infelizmente, este comércio multibilionário está envolvido em vários crimes e escândalos de corrupção governamental, bem como casos de destruição ambiental.
Com informações do IFLScience.