Já se perguntou por que os homens têm mamilos?

Os homens não podem amamentar bebês, então porque eles têm mamilos?

A resposta tem a ver com a forma como os seres humanos se desenvolvem no útero, disse Ian Tattersall, paleoantropóloga do Museu Americano de História Natural da cidade de Nova York.

“Basicamente, machos e fêmeas são todos construídos a partir do mesmo plano genético”, disse Tattersall à revista Live Science. “Então, [eles] se desenvolvem em direções ligeiramente diferentes [no útero e] particularmente depois que atingimos a puberdade”. [Men vs. Women: Our Key Physical Differences Explained]

Já se perguntou por que os homens têm mamilos?

Durante as primeiras semanas, os embriões masculinos e femininos seguem o mesmo plano, que inclui o desenvolvimento de mamilos. No entanto, em cerca de seis a sete semanas de gestação, um gene no cromossomo Y induz mudanças que levam ao desenvolvimento dos testículos, o órgão armazena esperma e produz testosterona, de acordo com o livro “Exploring the Biological Contributions to Human Health: Does Sex Matter?” (National Academies Press, 2001).
Após a formação dos testículos, o feto masculino começa a produzir testosterona em cerca de nove semanas de gestação, alterando a atividade genética das células nos genitais e no cérebro. Mas até aí, esses mamilos não vão a lugar nenhum.

O desenvolvimento humano explica por que os homens têm mamilos. Mas por que os homens mantêm essa estrutura vestigial? (A parte do corpo vestigial não tem nenhum propósito evolutivo).

Para iniciantes, ter mamilos não é prejudicial para os homens. “Não há custo metabólico real para ter mamilos”, disse Tattersall.

Além disso, só porque os homens não precisam de mamilos, não é exatamente uma prioridade evolutiva se livrar deles.

“O fato é que carregamos muita bagagem evolutiva com a gente”, disse Tattersall. “A seleção natural não está acontecendo o tempo todo para se livrar de coisas que absolutamente não precisamos”.

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...