Isso te fará repensar toda a sua existência

Shutterstock

Deste ângulo, sua vida pode parecer muito pequena e insignificante.

Galáxia
NASA

E mesmo aqui na Terra, pode parecer que você e sua identidade são irrelevantes.

Hora do rush
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Mas, se você olhar mais de perto os fatos, verá que sua vida foi espantosamente improvável.

Flor crescendo no concreto
Shutterstock

Por exemplo, um homem pode produzir 525 bilhões de espermatozóides ao longo da vida, mas apenas uma fração será viável. O seu foi.

Esperma e óvulo
Shutterstock

E dos 1 ou 2 milhões de óvulos que uma mulher produzirá em sua vida, apenas cerca de 400 amadurecerão até a viabilidade.

Óvulo
Shutterstock

E mesmo quando um óvulo é fertilizado, ele tem 50% de chance de sobreviver o tempo suficiente para a mulher saber que está grávida.

Teste de gravidez
Imagem de Julia Fiedler por Pixabay

E então aí está você!

E lembre-se, seus pais tiveram que se encontrar pela primeira vez.  Eles tiveram que se encontrar em um planeta que atualmente abriga mais de 7 bilhões de pessoas.

Cidade a noite
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Sim, a população da Terra era menor quando eles se conheceram e é mais provável que eles tenham crescido na mesma cidade do que tenham vindo de diferentes continentes. Mas ainda assim, o fato de eles se encontrarem é o resultado de muitas circunstâncias alinhadas.

E então eles tiveram que se reunir em um momento muito particular para “fazer” você, que tinha 1 chance em 400 quatrilhões de acontecer.

Casal na cama
Imagem de stokpic por Pixabay

Não importa se foi em uma parceria amorosa ou uma noite apenas, o fato de que eles estavam juntos exatamente quando o esperma e o óvulo estavam preparados para criar você é ridiculamente improvável – é quase incalculável!

Agora imagine tudo isso acontecendo em todas as gerações nos últimos 60 mil anos ou mais que o Homo sapiens esteve por aí.

Pintura rupestre
Imagem de PDPhotos por Pixabay

Lembre-se de que sobreviver ao nascimento e infância era muito mais difícil antigamente, mas todos os seus antepassados conseguiram.

Crianças brincando
Imagem de IsabellaMatos por Pixabay

Clima, doenças e predadores naturais significavam que muitas pessoas morreram antes de atingir a idade reprodutiva. E não foram apenas os primeiros seres humanos – pense no número de pessoas que morreram da peste bubônica e lembre-se de que sua linhagem não quebrou.

E antes de todos sobreviverem à infância, eles faziam parte de uma linhagem ininterrupta de organismos unicelulares que emergiram nas águas da Terra até se tornarem humanos. Esse processo durou 4 bilhões de anos.

Origem da vida
Shutterstock

Da misteriosa estrutura cósmica do universo escuro, você conseguiu emergir.

Como será o fim do universo?
Shutterstock

Essa sua pequena e aparentemente inconsequente vida é um milagre; sua própria existência é prova de que você é importante.

Criança
Imagem de Bessi por Pixabay

E isso não significa que você tem que ser grato o tempo todo ou sempre sentir que é especial. Significa apenas que você pertence aqui.

Felicidade
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

E como todos que você conhecerá nessa vida também são uma impossibilidade cósmica, trate seus encontros com a delicadeza e a admiração que a reunião improvável de dois milagres em uma jornada incerta merece.

Casal
Imagem de Susan Cipriano por Pixabay

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.