Deste ângulo, sua vida pode parecer muito pequena e insignificante.

E mesmo aqui na Terra, pode parecer que você e sua identidade são irrelevantes.

Mas, se você olhar mais de perto os fatos, verá que sua vida foi espantosamente improvável.

Por exemplo, um homem pode produzir 525 bilhões de espermatozóides ao longo da vida, mas apenas uma fração será viável. O seu foi.

E dos 1 ou 2 milhões de óvulos que uma mulher produzirá em sua vida, apenas cerca de 400 amadurecerão até a viabilidade.

E mesmo quando um óvulo é fertilizado, ele tem 50% de chance de sobreviver o tempo suficiente para a mulher saber que está grávida.

E então aí está você!
E lembre-se, seus pais tiveram que se encontrar pela primeira vez. Eles tiveram que se encontrar em um planeta que atualmente abriga mais de 7 bilhões de pessoas.

Sim, a população da Terra era menor quando eles se conheceram e é mais provável que eles tenham crescido na mesma cidade do que tenham vindo de diferentes continentes. Mas ainda assim, o fato de eles se encontrarem é o resultado de muitas circunstâncias alinhadas.
E então eles tiveram que se reunir em um momento muito particular para “fazer” você, que tinha 1 chance em 400 quatrilhões de acontecer.

Não importa se foi em uma parceria amorosa ou uma noite apenas, o fato de que eles estavam juntos exatamente quando o esperma e o óvulo estavam preparados para criar você é ridiculamente improvável – é quase incalculável!
Agora imagine tudo isso acontecendo em todas as gerações nos últimos 60 mil anos ou mais que o Homo sapiens esteve por aí.

Lembre-se de que sobreviver ao nascimento e infância era muito mais difícil antigamente, mas todos os seus antepassados conseguiram.

Clima, doenças e predadores naturais significavam que muitas pessoas morreram antes de atingir a idade reprodutiva. E não foram apenas os primeiros seres humanos – pense no número de pessoas que morreram da peste bubônica e lembre-se de que sua linhagem não quebrou.
E antes de todos sobreviverem à infância, eles faziam parte de uma linhagem ininterrupta de organismos unicelulares que emergiram nas águas da Terra até se tornarem humanos. Esse processo durou 4 bilhões de anos.

Da misteriosa estrutura cósmica do universo escuro, você conseguiu emergir.

Essa sua pequena e aparentemente inconsequente vida é um milagre; sua própria existência é prova de que você é importante.

E isso não significa que você tem que ser grato o tempo todo ou sempre sentir que é especial. Significa apenas que você pertence aqui.

E como todos que você conhecerá nessa vida também são uma impossibilidade cósmica, trate seus encontros com a delicadeza e a admiração que a reunião improvável de dois milagres em uma jornada incerta merece.
