Encravada na tranquila ilha de Elliðaey, ao sul da costa da Islândia, existe uma pequena casa que se tornou sensação na Internet. Este minúsculo lar, aconchegado no meio de quilômetros e quilômetros de isolamento oceânico, conquistou o título de ‘a casa mais solitária do mundo’.
Mas não se deixe enganar pela sua solidão. Os rumores que cercam este modesto refúgio poderiam preencher um romance mais espesso que Guerra e Paz.
Seja como um bunker de um bilionário se preparando para o apocalipse zumbi, um santuário para um eremita recluso, ou um retiro secreto para a cantora islandesa Bjork, as teorias são tão selvagens quanto os ventos que açoitam seu exterior solitário.
As Verdadeiras Origens
Infelizmente, ou talvez felizmente, a realidade da casa é muito menos emocionante do que seu passado especulado. Embora certamente sirva como um ótimo pano de fundo para um romance distópico ou um videoclipe da Bjork, ‘a casa mais solitária do mundo’ é simplesmente um alojamento.
Construído em 1953 pela Associação de Caça Elliðaey, era usado principalmente como uma base para caçadores de puffins, e os antigos habitantes da ilha diz-se que sobreviveram com uma dieta desses pássaros, peixes e vacas.
Com seus habitantes tendo a abandonado lá pelos idos de 1930, a casa ficou vazia, um monumento assustador para uma época passada. Os céticos podem argumentar que é apenas uma inteligente brincadeira de photoshop, mas aqueles que tiveram a sorte (ou coragem) de fazer a viagem podem atestar a sua existência.
Entre e Conheça: Um Tour pela Casa Mais Solitária do Mundo
Ryan Trahan, um vlogger corajoso, decidiu assumir a tarefa de confirmar a existência da casa e revelar seu interior ao mundo. Em 2021, ele aventurou-se através de águas turbulentas, escalou íngremes penhascos e percorreu a extensão verde da ilha antes de finalmente chegar à infame casa.
Ao entrar, ele descobriu um charmoso interior de madeira com um conjunto de sala de jantar, sofá e uma coleção de obras de arte emolduradas e fotos. Há uma churrasqueira na qual Ryan e seus guias prepararam alguns bifes. A casa até possui um quarto no primeiro andar com camas de solteiro, um banheiro totalmente funcional e uma cozinha que exala um charme antigo.
No entanto, a estrela do tour da casa foi um livro de registros documentando cada visitante da casa, e Ryan se descobriu como o visitante número 11.265. Um dos guias explicou a Ryan, “Tudo que está aqui foi carregado à mão. Cada prego, cada pedaço de madeira, cada vara – tudo foi carregado.”
Este pedaço de solidão carece de algumas conveniências modernas como água corrente ou eletricidade, e você pode ter dificuldade para obter um sinal de Wi-Fi. Mas, com suas vistas deslumbrantes e atmosfera tranquila, é um retiro incomparável para quem procura uma pausa do caos da vida cotidiana. A casa mais solitária do mundo pode ter seus segredos, mas também tem um charme sério.