Pular para o conteúdo
Isso é o que acontece quando você coloca sal em carne fresca

Isso é o que acontece quando você coloca sal em carne fresca

Um vídeo mostrando a reação de carne fresca ao sal se tornou viral recentemente, fazendo com que alguns espectadores considerassem se tornar vegetarianos, de acordo com alguns comentários.

Quando o sal é derramado sobre a carne, ela começa a se contrair e ter espasmos como se ainda estivesse viva. Essa reação ocorre porque as terminações nervosas da carne ainda estão intactas e são capazes de responder a estímulos. O sal desencadeia uma resposta nelas, resultando na reação observada.

Esse fenômeno só funciona com carne extremamente fresca, o que significa que foi morta recentemente. Existe uma explicação científica para essa reação. Todas as células são polarizadas, o que significa que a concentração de átomos carregados, ou íons, no fluido dentro das células é diferente do fluido fora delas.

Essa diferença de carga através da membrana é chamada de potencial de membrana e permite que as terminações funcionem. Quando uma não é ativada, ela mantém seu potencial de membrana bombeando ativamente íons de sódio e potássio, criando uma diferença de voltagem de aproximadamente -70 milivolts.

No entanto, quando uma terminação nervosa é ativada, abrem-se canais específicos que permitem a entrada de íons de sódio. Essa mudança rápida na diferença de carga faz com que os canais de potássio se abram, permitindo que o potássio flua para fora. Em certo ponto, todos os canais se fecham e as bombas ativas trabalham para restaurar o potencial de repouso da membrana. Este processo é como o sinal elétrico se move de uma extremidade de um neurônio para outro.

Veja o vídeo:

Alguns espectadores ficaram perturbados com o vídeo e até comentaram que estão pensando em desistir de comer carne.