Iraniano que inspirou o filme ‘O Terminal’ morre no aeroporto de Paris

Mehran Karimi Nasseri, um iraniano cujo tempo morando no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, inspirou o filme de Steven Spielberg “O Terminal”, morreu de ataque cardíaco no sábado no Terminal 2F do aeroporto.

Sua morte foi confirmada pela Associated Press, que escreveu que a polícia e os profissionais médicos foram incapazes de salvar Nasseri. O relatório indica que as autoridades afirmaram que Nasseri estava morando no aeroporto novamente nas últimas semanas.

Nasseri, que também atendia pelo nome de “Sir Alfred”, morava no Terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle. Ele se estabeleceu no lugar em 1988, depois que a Grã-Bretanha recusou-lhe asilo político como refugiado, apesar de afirmar que ele tinha uma mãe escocesa.

Depois de se declarar apátrida, sua residência no aeroporto tornou-se uma escolha deliberada. Nasseri supostamente sempre mantinha sua bagagem ao seu lado, passando tempo lendo, escrevendo diários e estudando economia. Ele deixou o aeroporto pela primeira vez quando foi hospitalizado em 2006, 18 anos depois de se estabelecer no terminal.

Sua situação não convencional se tornou a inspiração para o filme de Steven Spielberg, “O Terminal”, de 2004, estrelado por Tom Hanks como um homem do Leste Europeu que reside no aeroporto John F. Kennedy, de Nova York, depois de ter sua entrada nos Estados Unidos negada. Em 2003, o New York Times informou que Spielberg havia comprado os direitos da história de vida de Nasseri por meio de sua produtora DreamWorks, pagando cerca de US$ 250.000.

Nasseri também serviu de inspiração para o filme francês de 1993 “Tombés du ciel”, estrelado por Jean Rochefort. Lançado internacionalmente sob o título “Lost in Transit”, o filme acompanhava um homem que ficou em um aeroporto por vários dias depois de perder seu passaporte. Além do filme narrativo, Nasseri também foi tema de inúmeros documentários e perfis jornalísticos.

Nasseri também escreveu uma autobiografia intitulada “The Terminal Man”, publicada em 2004.

Acredita-se que ele nasceu em 1945 na cidade iraniana de Masjed Soleiman. Nasseri tinha cerca de 76 anos de idade quando morreu.

buy metformin metformin online