Início » Sociedade » Torcedora iraniana se emociona por conseguir frequentar estádio de futebol

Torcedora iraniana se emociona por conseguir frequentar estádio de futebol

Lucas R.

Publicado em

Torcedora iraniana se emociona por conseguir frequentar estádio de futebol
Mulheres não podem entrar em estádios no Irã.

Na partida de estreia entre Inglaterra e Irã na Copa do Mundo de 2022, vários protestos apoiando os direitos das mulheres chamaram a atenção do público.

E uma das imagens que mais viralizou foi a de uma torcedora chorando durante o hino de seu país, o Irã, onde as mulheres não podem frequentar os estádios.

Os jogadores iranianos também não cantaram durante o hino, fato que foi visto também como uma forma de protesto.

Isso porque o Irã está sob uma onda de manifestações após a morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, que foi capturada pela polícia por violar as regras de vestimentas. Segundo relatos, ela não estava usando corretamente o hijab, o tradicional lenço islâmico que tampa a cabeça das mulheres.

Alguns jogadores da seleção iraniana apoiaram os protestos que pedem mais direitos para as mulheres.

A FIFA pediu para que os atletas de todas as seleções não se envolvam em questões polícias, algo que foi ignorado pelos jogadores Ali Karimi, Sardar Azmoun e Mehdi Taremi, que demonstram em suas redes sociais o apoio que dão a esses protestos.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.