Um fenômeno curioso vem chamando atenção em uma praia da California, nos Estados Unidos. Centenas de criaturas conhecidas como “peixe-pênis” apareceram em Drakes Beach depois de um forte furacão que atingiu a região. O animal, cientificamente chamado de Urechis caupo, não é exatamente um peixe, apesar do nome popular, e sim um verme marinho que costuma passar grande parte da sua vida abaixo da terra.
Kate Montana, iNaturalist Creative Commons
Esses vermes podem variar em tamanho de 10 a 30 cm, e apresenta um formato cilíndrico que remete bastante ao órgão sexual masculino – motivo pelo qual os animais vem chamando a atenção de curiosos que passam por Drakes Beach.
https://www.instagram.com/p/B58did9BbBA/?utm_source=ig_embed
De acordo com o biólogo Ivan Parr, que conversou com a ‘BBC‘ sobre o fato, esses vermes existem em nosso planeta há pelo menos 300 milhões de anos, já que fósseis de Urechis caupo já foram encontrados datando desta época anteriormente.
Os “peixes-pênis” podem viver até 25 anos, mas o seu contato com os seres humanos é um tanto raro, já que eles dificilmente deixam as profundezas por conta própria. Alguns animais, no entanto, como as focas, tubarões e outros peixes, conseguem alcançar por entre os seus túneis, e consequentemente se alimentando dos vermes.
Uma espécie semelhante a esta, a Urechis unicinctus é mais comum na Ásia, principalmente na Coreia do Sul, onde é vista como uma iguaria do país.
https://www.instagram.com/p/B5gmaHUn0Cl/?utm_source=ig_embed
Leonardo Ambrosio tem 26 anos, é jornalista, vive em Capão da Canoa/RS e trabalha como redator em diversos projetos envolvendo ciências, tecnologia e curiosidades desde 2014.