Pular para o conteúdo

Infestação de animal conhecido como ‘peixe-pênis’ chama atenção na Califórnia

Um fenômeno curioso vem chamando atenção em uma praia da California, nos Estados Unidos. Centenas de criaturas conhecidas como “peixe-pênis” apareceram em Drakes Beach depois de um forte furacão que atingiu a região. O animal, cientificamente chamado de Urechis caupo, não é exatamente um peixe, apesar do nome popular, e sim um verme marinho que costuma passar grande parte da sua vida abaixo da terra.

Mistérios do Mundo

Kate Montana, iNaturalist Creative Commons

Esses vermes podem variar em tamanho de 10 a 30 cm, e apresenta um formato cilíndrico que remete bastante ao órgão sexual masculino – motivo pelo qual os animais vem chamando a atenção de curiosos que passam por Drakes Beach.

https://www.instagram.com/p/B58did9BbBA/?utm_source=ig_embed

De acordo com o biólogo Ivan Parr, que conversou com a ‘BBC‘ sobre o fato, esses vermes existem em nosso planeta há pelo menos 300 milhões de anos, já que fósseis de Urechis caupo já foram encontrados datando desta época anteriormente.

Os “peixes-pênis” podem viver até 25 anos, mas o seu contato com os seres humanos é um tanto raro, já que eles dificilmente deixam as profundezas por conta própria. Alguns animais, no entanto, como as focas, tubarões e outros peixes, conseguem alcançar por entre os seus túneis, e consequentemente se alimentando dos vermes.

Uma espécie semelhante a esta, a Urechis unicinctus é mais comum na Ásia, principalmente na Coreia do Sul, onde é vista como uma iguaria do país.

https://www.instagram.com/p/B5gmaHUn0Cl/?utm_source=ig_embed