fbpx

Incêndio destrói catedral de Notre-Dame, em Paris

Um incêndio eclodiu na famosa catedral de Notre-Dame, em Paris, e se espalhou rapidamente pelo edifício. A causa ainda não está clara, mas as autoridades dizem que pode estar ligada ao trabalho de renovação do edifício.

Uma grande operação para combater o incêndio está em andamento no prédio gótico de 850 anos, mas a torre e o telhado da catedral entraram em colapso.

No ano passado, a Igreja Católica na França pediu recursos para salvar o prédio, que estava desmoronando.

Centenas de pessoas se reuniram nas ruas ao redor da catedral, observando as chamas em silêncio.

O presidente francês Emmanuel Macron, que chegou ao local, disse que seus pensamentos estavam com “todos os católicos e todos os franceses”. “Como todos os meus compatriotas, estou triste esta noite para ver esta parte de nós queimando.”

Um porta-voz da catedral disse que toda a estrutura estava “queimando”. “Não haverá mais nada”, disse ele. “Resta ver se o cofre, que protege a catedral, será afetado ou não.”

O historiador Camille Pascal disse à emissora francesa BFMTV que o incêndio estava destruindo uma “herança inestimável”. “Por 800 anos a Catedral vigiou Paris”, disse ele.

Um símbolo de um país

notre dame
Imagem de 139904 por Pixabay

Nenhum outro sítio representa a França como a Notre-Dame. Seu principal rival como símbolo nacional, a Torre Eiffel, tem pouco mais de um século. A Notre-Dame está em Paris desde os anos 1200.

Ele deu nome a uma das obras literárias da França. O Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo é conhecido pelos franceses simplesmente como Notre Dame de Paris.

A última vez que a catedral sofreu grandes danos foi durante a Revolução Francesa. Ela sobreviveu a duas guerras mundiais em grande parte ilesa.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.