Incapacidade de sentir cheiro e sabor pode indicar infecção por coronavírus

Médicos estadunidenses estão alertando para um novo sintoma que pode ser indicativo da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. De acordo com a “American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery”, a incapacidade de perceber cheiros e sabores pode indicar a presença do vírus em seu organismo.

“A anosmia (falta da percepção de cheiro), em particular, foi observada em alguns pacientes da Covid-19 que não apresentavam nenhum outro sintoma”, disse um comunicado da Academia responsável pelo anúncio.

Não é nenhuma novidade que esses efeitos no olfato e paladar sejam indicativos de problemas de ordem respiratória. No entanto, saber que esses sintomas podem também apontar para a presença do coronavírus pode ser importante para garantir que indivíduos com esses sintomas sejam mantidos em quarentena total e recebam um teste para a Covid-19.

Shutterstock

“Na Alemanha, temos registros que mostram que mais de 2/3 dos pacientes com a doença apresentam anosmia. Na Coreia do Sul, onde os testes foram mais amplos, 30% dos pacientes testados positivos tinham a anosmia entre os seus sintomas apresentados”, disse o mesmo comunicado.

Para o editor-chefe da editoria médica da CNN, Sanjay Gupta, estudos como esse mostram que pouco a pouco nós estamos compreendo melhor os sintomas da Covid-19.

“Eu acredito que estamos começando a entender melhor os tipos de sintomas que os pacientes podem apresentar. Em um ajudo, na China, onde eles analisaram algo em torno de 200 pacientes, eles descobriram que sintomas no trato digestivo eram presentes em quase metade dos enfermos”, disse Gupta em entrevista ao ‘New Day’.

Em última análise, os principais sintomas da Covid-19 continuam sendo a tosse, febre, secreções e outros problemas de ordem respiratório. Entretanto, qualquer descoberta que possa ajudar os médicos a identificar a doença em seu estágio inicial pode ser bem-vinda nesta guerra contra o coronavírus.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.