Imagens arrepiantes mostram tsunami que ceifou a vida de milhares de pessoas em 14 países

por Lucas Rabello
0 comentário 811 visualizações

Em 26 de dezembro de 2004, um enorme terremoto submarino ocorreu próximo à costa de Sumatra, Indonésia, desencadeando o devastador tsunami do Oceano Índico. Com uma magnitude de 9,1, o terremoto desencadeou uma série de ondas enormes que se propagaram pelo oceano a velocidades próximas a 800 quilômetros por hora. O tsunami alcançou locais tão distantes quanto a costa leste da África, a cerca de 4.800 quilômetros de distância, ainda com força suficiente para causar danos significativos e perda de vidas.

O tsunami tirou a vida de 227.898 pessoas, tornando-se um dos desastres naturais mais mortais da história registrada. Afetou 14 países, incluindo Índia, Sri Lanka, Maldivas, Tailândia e Indonésia, com essas nações sofrendo destruição massiva e perdas econômicas. Os danos foram estimados em cerca de 13 bilhões de dólares, e cerca de 1,7 milhão de pessoas ficaram desabrigadas.

O evento foi capturado em múltiplos vídeos, muitos gravados por turistas que estavam visitando as áreas afetadas. Um vídeo arrepiante, filmado por um turista alemão em uma praia na Tailândia, mostra a onda massiva se aproximando da costa. O fundo é preenchido com gritos, a urgência e confusão do momento capturados ao vivo enquanto o tsunami avançava. Não haviam sido ordenadas evacuações prévias, e muitas pessoas foram completamente pegas de surpresa.

Outro vídeo, tirado de uma perspectiva aérea, revela a escala da devastação após a passagem do tsunami. Comunidades inteiras foram obliteradas, paisagens reconfiguradas pelas águas poderosas.

Em algumas filmagens, os primeiros sinais do tsunami são visíveis. O oceano recua dramaticamente, um fenômeno que normalmente indica que um tsunami está iminente. Este sinal de alerta natural sugere que o mar está recuando suas águas para acumular a onda do tsunami.

Turistas em uma ilha capturaram outro ângulo do desastre. Seu vídeo mostra ondas varrendo ao redor da ilha, poupando-os da força total do impacto direto do tsunami, mas ainda demonstrando o poder aterrorizante da água enquanto envolvia a terra.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados