As autoridades da Ilha de Java, na Indonésia, estão utilizando um método no mínimo curioso para fazer com que as pessoas respeitam as regras de isolamento durante o surto do coronavírus. De acordo com informações da imprensa local, os governantes estão colocando as pessoas que descumprem as regras em casas supostamente “mal amaldiçoadas”. A ideia partiu de Kusdinar Untung Yuni Sukowati, líder da regência Sragen, na província da Java Oriental, que tenta aproveitar o medo que os habitantes locais nutrem por fantasmas em favor do correto cumprimento das regras de quarentena.
Mesmo com todas as recomendações de isolamento, a regência de Sragen vem recebendo muitos visitantes recentemente, com a maioria deles ignorando as ordens de 14 dias de autoisolamento. Por isso, Kusdinar decidiu aproveitar o fato de que muitas pessoas na Ilha de Java têm medo de certas casas abandonadas, supostamente amaldiçoadas.

“Muitos vilarejos estão pedindo a minha permissão para colocar as pessoas que descumprem as regras em isolamento em escolas e casas abandonadas. Eu dou minha permissão. Se for necessário, eles precisam ficar isolar – em uma casa amaldiçoada, se for necessário. Mas nós obviamente vamos alimentar e monitorar essas pessoas”, esclareceu Kusdinar.
https://www.youaatube.com/watch?v=U7NaxvAmpzA&feature=emb_title
Os vilarejos de Sepat e Plupuh foram os primeiros a utilizar essa estratégia. Até então cinco pessoas já foram colocadas em quarentena de 14 dias em casas antigas e consideradas amaldiçoadas.
“Os moradores de Plupuh concordaram em se isolar por conta própria, mas descumpriram o combinado. Então eles estão sendo colocados em isolamento em casas abandonadas e amaldiçoadas. Tivessem obedecido as ordens, eles não estariam aqui”, Kusdinar, de acordo com o ‘Coconuts Jakarta’. [Reuters]