Homem sofre as consequências após viver em um navio de cruzeiro por 23 anos

por Lucas Rabello
5,7K visualizações

O balanço suave das ondas do oceano tornou-se mais natural do que o chão firme para Mario Salcedo, um ex-diretor financeiro internacional que trocou sua vida corporativa por uma residência permanente a bordo de navios de cruzeiro. Por mais de duas décadas, este cubano fez dos vastos mares a sua casa, acumulando mais de 1.000 cruzeiros com a Royal Caribbean.

No final dos anos 1990, Salcedo tomou uma decisão nada convencional que transformaria completamente sua vida. Cansado das constantes viagens de avião e de incontáveis noites em quartos de hotel, ele deixou seu emprego em Miami aos 47 anos para abraçar a vida no mar. A transição de executivo corporativo para passageiro permanente começou com uma série de cruzeiros consecutivos, até ele encontrar o navio ideal: o Voyager of the Seas, da Royal Caribbean.

O viajante experiente escolheu deixar para trás sua vida das 9 às 17 (Royal Caribbean Blog).

O viajante experiente escolheu deixar para trás sua vida das 9 às 17 (Royal Caribbean Blog).

“Perdi minhas pernas de terra firme, então, quando estou balançando muito, não consigo andar em linha reta”, comentou Salcedo à revista Condé Nast Traveller, descrevendo uma adaptação física inesperada à sua vida náutica. “Estou tão acostumado a estar em navios que me sinto mais confortável neles do que em terra firme.”

Sua dedicação à vida em cruzeiros lhe rendeu o carinhoso apelido de “Super Mario” entre os membros da tripulação, que se tornaram sua família estendida em várias embarcações. Esse estilo de vida, que custa aproximadamente 82 mil dólares por ano, permite que Salcedo mantenha seu negócio de gestão de investimentos remotamente, graças ao acesso gratuito à internet garantido por seu status de lealdade de alto nível com a Royal Caribbean.

Entre uma tarefa e outra em sua cadeira de piscina com vista para o oceano, Salcedo preenche seus dias mergulhando em águas cristalinas, participando de sessões de dança de salão e relaxando no lounge dedicado a charutos. Seu apartamento em Miami, agora chamado de forma brincalhona de seu “hotel”, é raramente utilizado, já que ele prefere o movimento constante da vida no mar.

Mario Salcedo é, mais ou menos, parte da mobília a bordo (Royal Caribbean Blog).

Mario Salcedo é, mais ou menos, parte da mobília a bordo (Royal Caribbean Blog).

O ambiente marítimo tornou-se tão enraizado em seu sistema físico que retornar ao chão firme se tornou um verdadeiro desafio. Essa adaptação fisiológica, embora incomum, não diminuiu seu entusiasmo por esse estilo de vida escolhido. Sua história representa uma interseção única entre a tecnologia moderna, que permite o trabalho remoto, e o antigo fascínio pelas viagens oceânicas.

Mario agora está pagando o preço com o aumento de seus problemas de saúde (All Things Cruise).

Mario agora está pagando o preço com o aumento de seus problemas de saúde (All Things Cruise).

A indústria de cruzeiros evoluiu significativamente desde que Salcedo embarcou pela primeira vez, com navios como o Voyager of the Seas trazendo inovações que, segundo ele, “levaram os cruzeiros a outra dimensão”. Sua jornada começou com mais de 100 cruzeiros consecutivos antes de encontrar seus navios preferidos na frota da Royal Caribbean, onde continua navegando pelo mundo.

Esse estilo de vida permitiu a Salcedo explorar inúmeros países e vivenciar diversas culturas, enquanto mantém suas responsabilidades profissionais. A combinação de trabalho e lazer no mar demonstra como os conceitos tradicionais de lar e escritório podem ser redefinidos no mundo conectado de hoje.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.