Um homem de 50 anos rompeu o silêncio sobre não ter relações sexuais desde 2005. Em um AMA no Reddit, o pai “felizmente divorciado” foi sincero sobre seus quase duas décadas de celibato, uma decisão que não decorre de um voto de abstinência, mas sim de uma mistura de baixa autoestima e falta de confiança. Seu casamento terminou em 1998 após a infidelidade de sua esposa, que resultou em um filho com outro homem.
O Redditor admite que inicialmente o namoro parecia promissor, mas reconheceu os desafios de equilibrar a cena do namoro com suas responsabilidades como pai solteiro. Com o passar do tempo, ele observou: “E então, após os anos se acumularem, perdi o interesse em tentar namorar e me deixei ir ainda mais.”
Ele é bastante franco sobre os problemas pessoais que o impedem. “Não diria que sou abstêmio, diria que tenho baixa autoestima, nenhuma confiança e preciso perder peso. São coisas em que posso trabalhar, mas que continuamente ignorei ao longo dos anos”, ele detalhou na seção de comentários de sua postagem. Apesar dos contratempos, ele permanece esperançoso em superar seu marasmo. “Não desisti, apenas adiei um pouco. Eventualmente, sairei desse marasmo em que estou, perderei peso e começarei a me sentir melhor.”
Curiosamente, ele aponta que a falta de vida sexual não o incomoda muito. O que ele mais deseja é companhia. “Na verdade, não sinto falta do sexo, mas gostaria de ter uma mulher em minha vida com quem eu pudesse fazer coisas, ou acordar ao lado.” No entanto, ele insiste que antes de poder receber alguém novo em sua vida, ele precisa “trabalhar em si mesmo antes de trazer um parceiro para ‘tapar os buracos’.”
O usuário do Reddit também compartilha suas apreensões sobre métodos mais não convencionais de encontrar companhia, como contratar uma acompanhante, principalmente devido ao medo das consequências legais que poderiam comprometer seu emprego. “Sei que é improvável, mas tenho um emprego que poderia ser arruinado se eu fosse pego”, disse ele, destacando sua paranoia sobre a possibilidade de ser pego por uma operação disfarçada.
Restrições financeiras o impediram de procurar ajuda profissional. “Encontrar um terapeuta seria minha melhor opção, e sei que preciso fazer isso, apenas não tenho muito dinheiro sobrando para pagar um. E olha só, ainda estou dando desculpas para não fazer o que é necessário.”
A resposta da comunidade ao seu compartilhamento foi amplamente solidária. Alguns usuários do Reddit o encorajaram a ser mais gentil consigo mesmo, considerando as complexidades de sua vida. “Caramba, cara, antes de mais nada, dê-se um crédito. Você estava criando (ou está criando) três filhos sozinho. É totalmente esperado que você tivesse quase nenhum espaço para cuidar de si mesmo com esse tipo de responsabilidade”, aconselhou um comentarista.
Outro contribuiu para desvalorizar a importância do sexo, “Sexo (com parceiro) é superestimado. Já estive lá e fiz isso ao ponto de o sexo se tornar entediante. (Pai de oito filhos).”
Grato pelo apoio, o Redditor agradeceu o engajamento: “Obrigado a todos pelas perguntas, suas mensagens privadas e conversas que tivemos. Recebi muitos conselhos e estou absorvendo tudo”, ele concluiu, observando seus planos de implementar algumas das sugestões que recebeu.