Francisco da Silva Oliveira, um homem de 75 anos que mora em um vilarejo no Mato Grosso, Brasil, se viu inadimplente junto com 64 milhões de outros brasileiros.
O motivo da inadimplência foi uma dívida de R$ 720 feita em abril por uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que comprou pela internet e deu a um amigo. A compra foi feita no início da pandemia de COVID-19, quando os bancos suspenderam o atendimento presencial, e Francisco esqueceu de pagar, de acordo com uma reportagem publicada pelo Jornal Nacional.
Em decorrência da dívida, a conta bancária de Francisco foi bloqueada e ele não pôde sacar sua pensão por 5 meses. Quando ele foi ao fórum para tentar resolver o problema, não conseguiu obter ajuda.
O defensor público responsável pelo caso de Francisco, Valdenir Luiz Pereira, destacou que Francisco sabia que havia feito a compra, mas devido à sua vulnerabilidade, pode não ter entendido que precisava pagar as parcelas.
A assistente jurídica responsável pelo caso fez uma gravação de Francisco na qual perguntava sobre sua visão e se ele enxergava direito. O credor, ao ver o vídeo, comoveu-se com a situação de Francisco e decidiu perdoar a dívida e pedir à Justiça a devolução do valor a Francisco, por acreditar que o idoso precisava mais do que ele.
O tribunal reconheceu o acordo e extinguiu o processo, tendo o juiz registado a atitude solidária do credor. Francisco, agora livre de dívidas, quer continuar vivendo com fé e dignidade.