Pular para o conteúdo
Homem perdoa dívida de aposentado que ficou 5 meses sem receber

Homem perdoa dívida de aposentado que ficou 5 meses sem receber

Francisco da Silva Oliveira, um homem de 75 anos que mora em um vilarejo no Mato Grosso, Brasil, se viu inadimplente junto com 64 milhões de outros brasileiros.

O motivo da inadimplência foi uma dívida de R$ 720 feita em abril por uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que comprou pela internet e deu a um amigo. A compra foi feita no início da pandemia de COVID-19, quando os bancos suspenderam o atendimento presencial, e Francisco esqueceu de pagar, de acordo com uma reportagem publicada pelo Jornal Nacional.

Em decorrência da dívida, a conta bancária de Francisco foi bloqueada e ele não pôde sacar sua pensão por 5 meses. Quando ele foi ao fórum para tentar resolver o problema, não conseguiu obter ajuda.

O defensor público responsável pelo caso de Francisco, Valdenir Luiz Pereira, destacou que Francisco sabia que havia feito a compra, mas devido à sua vulnerabilidade, pode não ter entendido que precisava pagar as parcelas.

A assistente jurídica responsável pelo caso fez uma gravação de Francisco na qual perguntava sobre sua visão e se ele enxergava direito. O credor, ao ver o vídeo, comoveu-se com a situação de Francisco e decidiu perdoar a dívida e pedir à Justiça a devolução do valor a Francisco, por acreditar que o idoso precisava mais do que ele.

O tribunal reconheceu o acordo e extinguiu o processo, tendo o juiz registado a atitude solidária do credor. Francisco, agora livre de dívidas, quer continuar vivendo com fé e dignidade.