Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Homem paralisado ganha nova mão capaz de sentir

Um homem de 28 anos que estava paralisado ganhou um novo sentido do tato na sequência de um novo avanço que implantou eletrodos diretamente em seu cérebro.

A pesquisa e o estudo clínico foram realizados pela DARPA, agência de pesquisa do Exército dos EUA. Essencialmente, o homem (cujo nome não foi divulgado) agora é capaz de controlar sua nova mão e sentir as pessoas que o tocam por causa de dois conjuntos de eletrodos: um conjunto sobre o córtex motor, a parte do cérebro que dirige o movimento do corpo, e um no córtex sensitivo, que é a parte do cérebro que sente o toque.

A própria mão protética foi desenvolvida pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, e contém sensores de toque que podem detectar quando a pressão está sendo aplicada aos dedos, e irá gerar um sinal elétrico que com as informações a serem enviadas ao cérebro.

Um teste foi realizado onde o homem estava com os olhos vendados, e foi capaz de descobrir qual dedo estava sendo tocado com “precisão de quase 100%” – e talvez mais impressionante foi quando os pesquisadores tocaram dois dedos de uma só vez sem aviso e seu cérebro foi capaz de sentir que algo estava acontecendo, e ele perguntou se eles estavam pregando uma peça.

É certamente impressionante a nova tecnologia – esperamos que ela se torne um tratamento padronizado e acessível para aqueles que precisam dela em breve. [GizmodoBoingBoing]

Comentários
Carregando...