Homem paga 400 mil dólares para mudar sua casa vitoriana de lugar

Imóveis valem muito dinheiro, e muitas pessoas ganham a vida especulando no mercado imobiliário. No entanto, nem só de cifras se faz o valor de uma casa. Para muitas pessoas, uma residência pode ter um valor muito mais sentimental do que financeiro. E é por isso que o dono de uma casa vitoriana em São Francisco, nos EUA, decidiu fazer com que a casa se mudasse de lugar, em vez dele mudar de casa. Por mais bizarro que isso possa parecer, o imóvel foi totalmente levantado do chão, colocado em uma espécie de reboque gigante e transportado para uma nova localização.

Normalmente, quando uma pessoa decide mudar de endereço, ela muda também de casa. Mas não foi isso que esse morador de São Francisco, nos EUA, decidiu fazer.

AP Photo / Noah Berger

 

Basta dar uma olhada nessa casa, com uma arquitetura totalmente vitoriana, lembrando a Inglaterra do passado, para entender o motivo que levou este proprietário a fazer de tudo para mantê-la. A casa possui aproximadamente 480 m², e foi construída em 1882. Para transportá-la, o reboque gigante só conseguiu chegar a um máximo de 1,6 km/h. O trajeto, da Franklin St. 807 até a Fulton St. 635, foi de cerca de 1km. Suficiente para fazer com que várias pessoas se aglomerassem. Cá entre nós, não é todo dia que você vê uma casa sendo movida por aí.

Esta belíssima casa vitoriana de 1882 foi transportada com o auxílio de um reboque gigante por 8 quadras.

AP Photo / Noah Berger

 

A movimentação incomum fez com que várias pessoas se reunissem nas ruas de São Francisco para acompanhar os trabalhos.

The Sun

 

E é claro que tudo isso não saiu barato para o proprietário. De acordo com a imprensa americana, o rapaz gastou a bagatela de 400 mil dólares para que a sua casa fosse movida dessa forma. O valor é bastante alto pois o processo inclui vários procedimentos complexos, como a remoção de semáforos, bloqueio de vias e etc. Tudo precisou ser organizado nos mínimos detalhes com a administração da cidade. Para que o sonho deste proprietário apaixonado pudesse se tornar realidade, foram necessárias mais de 15 autorizações diferentes, com vários órgãos do governo.

Cerca de 600 espectadores pararam tudo o que estavam fazendo para acompanhar de perto este procedimento incrível e delicado, que custou mais de 400 mil dólares para sair do papel.

AP Photo / Noah Berger

 

Confira, no mapa, o trajeto exato feito pela casa.

Google Maps

 

A casa pertence ao corretor de imóveis e investidor Tim Brown, que comprou a residência por 2,6 milhões de dólares em 2013. Agora, a ideia é construir um prédio com 48 apartamentos no terreno que ficou para trás, enquanto esta belíssima casa vitoriana descansará em um novo endereço. Supostamente, a ideia de Brown é reformar o imóvel de forma a transformá-lo em um espaço com 7 unidades residenciais diferentes.

Nas redes sociais, algumas pessoas dizem que o processo foi um exagero gigantesco, enquanto outros enaltecem a tecnologia utilizada.

Image credits: The Sun

 

Para os mais otimistas, este tipo de tecnologia pode significar um avanço nas questões de planejamento urbano, já que permite que as cidades possam organizar melhor os seus espaços residenciais.

The Sun

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.