Um homem de 26 anos, Julio Cesar Bermejo, foi preso no Peru depois que a polícia encontrou uma múmia dentro de sua bolsa térmica.
Acredita-se que a múmia tenha entre 600 e 800 anos e seja um homem adulto da mesma região do Peru, segundo o Ministério da Cultura. Os restos mortais foram descobertos no sábado, quando a polícia encontrou Bermejo e outros dois homens bebendo em um parque na cidade de Puno.
Bermejo disse à mídia local que seu pai havia trazido os restos mumificados para casa há 30 anos e que ele cuidava deles desde então, chamando-os de sua “namorada espiritual”. Ele disse: “em casa, ela fica no meu quarto, dorme comigo. Eu cuido dela.”
Embora Bermejo tenha chamado a múmia de “Juanita”, o Ministério da Cultura afirmou que na verdade se trata de um homem, com mais de 45 anos, e foi considerado um bem cultural nacional. A múmia foi encontrada em posição fetal dentro de uma bolsa térmica.
Bermejo negou ter tentado vender os restos mortais, afirmando que os tinha na bolsa térmica porque seus amigos queriam ver.
https://www.youaatube.com/watch?v=5DXchlilGB4
Bermejo está atualmente detido pela polícia enquanto o caso está sob investigação. A descoberta da múmia despertou o interesse pela preservação do patrimônio cultural do Peru e a necessidade de regulamentações adequadas sobre o manuseio e posse de tais artefatos.