Na tranquila cidade de Council Bluffs, Iowa, EUA, uma descoberta arrepiante em 2019 trouxe o desfecho de um caso de uma pessoa desaparecida há uma década. Enquanto trabalhadores limpavam um supermercado No Frills abandonado, eles se depararam com restos humanos escondidos atrás de um freezer. Este achado sombrio foi posteriormente identificado como Larry Ely Murillo-Moncada, um jovem que desapareceu sem deixar rastros em 2009.
A história de Larry começou em um dia frio logo após o Dia de Ação de Graças de 2009. O jovem de 25 anos deixou a casa de seus pais em estado de angústia, descalço e aparentemente alucinando durante uma forte nevasca. Sua família preocupada reportou seu desaparecimento no dia seguinte, mas apesar de seus esforços e das investigações policiais, Larry parecia ter desaparecido no ar.
O que ninguém sabia na época era que o destino de Larry já havia sido selado no lugar mais inesperado – seu antigo local de trabalho. Larry tinha sido funcionário da loja No Frills, e acredita-se que ele tenha retornado lá naquela noite fatídica. Ex-colegas de trabalho revelaram mais tarde que não era incomum para os funcionários subirem nas altas unidades de refrigeração para estocar itens. Parece que Larry pode ter feito exatamente isso, mas com consequências trágicas.
Os investigadores montaram um cenário de partir o coração. Eles acreditam que Larry escorregou e caiu em um estreito espaço de 45 centímetros entre a parte de trás de um freezer de 3,6 metros de altura e a parede. Uma vez preso nesse espaço apertado, Larry se viu sem saída. O constante zumbido da unidade de refrigeração teria abafado quaisquer gritos por ajuda, deixando-o isolado e não ouvido.
Por dez longos anos, Larry permaneceu lá, escondido da vista. A loja continuou a funcionar por sete desses anos, com clientes e funcionários seguindo com suas vidas, inconscientes da tragédia que havia se desenrolado a poucos metros de distância. Mesmo após o fechamento da loja em 2016, levaria mais três anos até que a verdade viesse à tona.
Esse vídeo de uma simulação dá uma ideia de como foi:
Stuck Behind Fridge For Ten Years 😨 pic.twitter.com/AAcxVd9xCq
— Zack D. Films (@zackdfilms1) August 11, 2024
A descoberta levantou muitas questões. Alguns se perguntaram como era possível que um corpo permanecesse não detectado por tanto tempo, especialmente considerando possíveis odores. No entanto, as circunstâncias da localização de Larry – preso atrás de uma unidade de freezer constantemente em funcionamento – podem ter desempenhado um papel na preservação de seus restos mortais e na máscara de quaisquer sinais reveladores.
Testes de DNA confirmaram a identidade de Larry, trazendo um fim agridoce à longa busca de sua família por respostas. As roupas encontradas no corpo correspondiam à descrição dada na época de seu desaparecimento, confirmando ainda mais a trágica linha do tempo dos eventos.
A morte de Larry foi, em última análise, considerada um acidente, uma cruel reviravolta do destino que levou ao que muitos consideram uma das maneiras mais horríveis de morrer – preso, sozinho e incapaz de pedir ajuda.