Mei Zhiqiang tinha apenas dois anos quando foi sequestrado por traficantes de pessoas em 1997 na província de Yunnan, na China, e vendido para outra família.
No entanto, ele foi posteriormente abandonado por eles devido ao seu pequeno tamanho e forma física magra. Mei acabou sendo acolhido por uma família rica na província de Fujian, que acreditava que a educação era inútil.
Ele trabalhou para o hospital deles depois de terminar o ensino médio. Aos 27 anos, Mei revelou ao Jiupai News que sempre suspeitou que não era seu filho biológico.
Os pais biológicos de Mei, Mei Xianhua e Pan Chang’e, nunca desistiram de procurar por seu filho e eram conhecidos como “dois loucos” em sua busca para encontrá-lo. Eles não puderam celebrar o Festival da Primavera adequadamente enquanto ele estava desaparecido e seus irmãos comemoravam seu aniversário todos os anos.
Com a esperança de um dia se reunirem, os pais de Mei compraram uma casa para ele. E depois de mais de duas décadas de busca, Mei finalmente se reuniu com seus pais biológicos em junho do ano anterior com a ajuda de um amigo, Du Xiaohua, que ajudou na correspondência de DNA.
Desde que voltou para casa, Mei começou a trabalhar no negócio de suprimentos para hotéis de sua família e seu pai espera que ele assuma o negócio um dia.
Mei diz que pode ver o amor que seus pais biológicos têm por ele e ambos acreditam que o amor dos pais biológicos não pode ser comparado ao de pais adotivos, que são bilionários.
A história de Mei tocou muitas pessoas e elas foram às redes sociais para expressar seu apoio. Apesar da riqueza colossal de sua família adotiva, algumas pessoas ficam felizes em ver Mei encontrar a felicidade em sua família biológica, que é milionária.