Um brasileiro de 38 anos vem ganhando manchetes no mundo inteiro depois de ter sido diagnosticado com uma rara condição no Hospital do Rim, em São Paulo. O rapaz, que vem tendo seu nome preservado, descobriu que possui não dois, mas três rins.
O homem chegou ao hospital sentindo dores agudas nas costas, e depois de uma bateria de exames ficou constatado que ele sofria com uma hérnia de disco. Entretanto, não foi só isso que chamou a atenção dos médicos. Nas imagens do Raio-X, ficou claro que o rapaz não tinha apenas dois, mas sim três rins. Curiosamente, seus sintomas não tinham nada a ver com essa condição, e todos os órgãos funcionam perfeitamente.
Em condições normais, cada rim é conectado à bexiga através de um pequeno ‘tubo’ chamado de ureter. No entanto, no caso deste rapaz, o ureter do rim “extra” se conecta ao do outro, antes de chegar até a bexiga.

Apesar da surpresa, esse caso não é o primeiro do seu tipo. Apesar desta condição ocorrer raramente, com menos de 100 casos registrados até hoje, os médicos sabem da sua existência, e aparentemente ela ocorre por algum tipo de problema durante o desenvolvimento embrionário. E como essa condição não acarreta em praticamente nenhum sintoma, normalmente seus portadores não precisam se preocupar em tratá-la.
Este caso em questão, registrado no Hospital do Rim, foi tornado público no ‘The New England Journal of Medicine‘, revista de medicina dos Estados Unidos, no dia 6 de maio de 2020.