Brasileiro vai ao médico com dor nas costas e descobre que tem três rins

Um brasileiro de 38 anos vem ganhando manchetes no mundo inteiro depois de ter sido diagnosticado com uma rara condição no Hospital do Rim, em São Paulo. O rapaz, que vem tendo seu nome preservado, descobriu que possui não dois, mas três rins.

O homem chegou ao hospital sentindo dores agudas nas costas, e depois de uma bateria de exames ficou constatado que ele sofria com uma hérnia de disco. Entretanto, não foi só isso que chamou a atenção dos médicos. Nas imagens do Raio-X, ficou claro que o rapaz não tinha apenas dois, mas sim três rins. Curiosamente, seus sintomas não tinham nada a ver com essa condição, e todos os órgãos funcionam perfeitamente.

Em condições normais, cada rim é conectado à bexiga através de um pequeno ‘tubo’ chamado de ureter. No entanto, no caso deste rapaz, o ureter do rim “extra” se conecta ao do outro, antes de chegar até a bexiga.

Reprodução

Apesar da surpresa, esse caso não é o primeiro do seu tipo. Apesar desta condição ocorrer raramente, com menos de 100 casos registrados até hoje, os médicos sabem da sua existência, e aparentemente ela ocorre por algum tipo de problema durante o desenvolvimento embrionário. E como essa condição não acarreta em praticamente nenhum sintoma, normalmente seus portadores não precisam se preocupar em tratá-la.

Este caso em questão, registrado no Hospital do Rim, foi tornado público no ‘The New England Journal of Medicine‘, revista de medicina dos Estados Unidos, no dia 6 de maio de 2020.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.