Um homem nigeriano, Engr Yahaya Ahmed, desenvolveu uma inovação ao construir um apartamento de 3 quartos com 14.800 garrafas de plástico.
Ahmed, diretor de uma organização não-governamental, a Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis na Nigéria (DARE), construiu a casa para incentivar a reciclagem de resíduos. O nigeriano também revelou que a inovação ajudou a criar empregos e garantir um ambiente mais seguro na Nigéria.
Explicando o processo de construção da casa que tem 2 quartos, 1 sala, banheiro e cozinha, Ahmed disse que os trabalhadores encheram as 14.800 garrafas plásticas com areia e as amarraram no gargalo por uma intrincada rede de cordas.
Ele afirmou que o edifício é o primeiro do gênero na África subsaariana, acrescentando que é mais barato construir porque os materiais de construção estão disponíveis nas ruas e nos depósitos de lixo.
Ahmed disse: “a casa é 20 vezes mais forte do que as casas com paredes de tijolo e pode durar mais de 300 anos se construída de maneira adequada e cuidadosa”. Segundo ele, o edifício é à prova de fogo, à prova de balas, resistente a terremotos e pode se adaptar a todos os tipos de mudanças climáticas.
Ahmed disse que qualquer pessoa com habilidades de alvenaria pode ser usada como mão de obra na construção de uma casa assim, acrescentando que sua organização treinou muitos jovens.