Histórico: primeira foto de um buraco negro é revelada

Os astrônomos conseguiram a primeira imagem de um buraco negro, localizado em uma galáxia distante. Mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – três milhões de vezes o tamanho da Terra – e foi descrito pelos cientistas como “um monstro”.

O buraco negro está a 500 milhões de trilhões de quilômetros e foi fotografado por uma rede de oito telescópios em todo o mundo.

A primeira imagem de um buraco negro: é cercado por um halo de gás brilhante captado pela gravidade do buraco

O professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que propôs o experimento, disse à BBC News que o buraco negro foi encontrado em uma galáxia chamada M87.

“O que vemos é maior que o tamanho de todo o nosso Sistema Solar”, disse ele.

“Tem uma massa 6,5 ​​bilhões de vezes a do Sol. E é um dos buracos negros mais pesados ​​que acreditamos existir. É um monstro absoluto, o campeão dos pesos-pesados ​​de buracos negros no universo.”

A imagem mostra um “anel de fogo” intensamente brilhante, como descreve o Prof Falcke, cercando um buraco negro perfeitamente circular. O halo brilhante é causado pelo gás superaquecido que cai no buraco. A luz é mais brilhante do que todos as bilhões de outras estrelas na galáxia combinadas – e é por isso que pode ser vista com tanta distância da Terra.

A borda do círculo escuro no centro é o ponto no qual o gás entra no buraco negro, que é um objeto que tem uma atração gravitacional tão grande que nem a luz pode escapar.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.