“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol.”, Decreto publicado pelo governo no DOU.
O governo do Brasil, liderado por Jair Bolsonaro, declarou luto oficial por três dias no país devido à morte de Edson Arantes Nascimento, conhecido como Pelé, hoje.
Este anúncio veio logo após o governo ter expressado suas condolências à família de Pelé, ícone do esporte brasileiro e considerado o “rei do futebol”.
“O governo federal, através da Presidência da República, oferece suas condolências à família e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de sua morte na cidade de São Paulo”, disse o comunicado do governo.
A nota destaca que “Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos”. Pelé, que nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais, foi o único jogador de futebol a ser três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970. Ele marcou 77 gols em 92 jogos internacionais pela seleção brasileira e jogou pelo Santos, do Brasil, e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.