Dois gorilas foram fotografados posando para uma selfie com um dos guardas do parque que os resgataram quando bebês.
O registro icônico foi feito em um orfanato de gorilas no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, onde os animais foram criados depois que caçadores ilegais mataram seus pais em julho de 2007. Os gorilas tinham apenas dois e quatro meses de idade na época. Eles foram encontrados e levados para o Santuário Senkwekwe em Virunga, onde vivem desde então.
Selfie of the Year no question! An anti-Gorilla poaching Ranger in Virunga National Park, Congo! It’s going viral. Reported this story for @AJEnglish years ago from there Didn’t get this close! What a hero! Let’s support anti-poaching in DRC #gorillas pic.twitter.com/9qcM5azgcV
— Yvonne Ndege (@YvonneNdege) April 20, 2019
O vice-diretor do parque disse à BBC que eles aprenderam a imitar seus cuidadores, que cuidam deles desde que foram encontrados. Os gorilas, ele acrescentou, pensam nos guardas florestais como seus pais.
O guarda florestal é membro do grupo “Elite Anti-Poaching Trackers And Combat Trackers“, cuja função é proteger os animais do parque. O grupo conta com mais de 600 pessoas que passam por um treino bastante intenso. Aproximadamente um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, espécie ameaçada de extinção, vive nas florestas do parque.