Já ouviu a história sobre a gigantesca estátua de tubarão escondida no fundo de um lago suíço? Parece enredo de um thriller, mas essa é uma história que capturou a atenção e divertiu usuários de mídias sociais no mundo todo.
Imagine: você está mergulhando no Lago Neuchâtel, na Suíça, quando de repente dá de cara com um tubarão de dentes afiados, ostentando um sorriso ameaçador. Um brincalhão com uma inclinação para o diabólico decidiu que esconder uma estátua massiva de tubarão no lago seria uma excelente maneira de assustar mergulhadores. E honestamente, se eu estivesse mergulhando e visse isso, talvez acreditasse que tinha entrado numa cena do filme “Tubarão”.
Essa história se tornou o assunto do momento quando um vídeo mostrando o tubarão em toda a sua glória começou a circular no Instagram. Postado em 24 de outubro, o clipe acumulou impressionantes 309.000 curtidas em pouco tempo. Isso mesmo; mais de trezentas mil pessoas ficaram intrigadas, divertidas ou talvez um pouco assustadas com esse espetáculo subaquático.
Agora, de onde veio esse tubarão? Alguns detetives da internet no Reddit investigaram e deduziram que o tubarão provavelmente era um adereço de filme. Ele pode ter sido usado para “Choc au Lac!”, um projeto cinematográfico liderado pela associação La Jeunesse de la Côte. E para dar uma noção de sua grandiosidade, a estátua tem impressionantes 6 metros de comprimento, feita de fibra de vidro, completa com aquele sorriso travesso que mencionamos.
Essa não é uma descoberta recente. A estátua do tubarão está escondida desde 2002. Com o passar dos anos, sua fama cresceu, atraindo mergulhadores curiosos e turistas ansiosos para tirar uma foto com a atração. Muitos usuários do Instagram, ao verem mergulhadores posando com o tubarão, rapidamente fizeram paralelos com Bruce, o lendário tubarão do icônico filme de 1975, “Tubarão”.
A seção de comentários estava fervilhando de reações. “De jeito nenhum eu ficaria ali se fosse aquele cara”, escreveu um usuário, humoristicamente adicionando que canalizaria o “poder de Poseidon” para emergir da água se encontrasse o tubarão. Outro não sabia se aplaudia o criador ou se mantinha distância. Um usuário particularmente imaginativo fez uma piada sobre a possibilidade da estátua ganhar vida, com o olho piscando ou a boca de repente se fechando. Que pensamento assustador!
https://www.youaatube.com/watch?v=QepCnd5QUUU
Enquanto muitos expressaram sua apreensão, outros notaram humoristicamente o puro terror de esbarrar em tal visão. Alguns até brincaram sobre potenciais processos se um mergulhador tivesse um ataque cardíaco devido ao choque de um encontro inesperado com o tubarão.
E aqui vai outro detalhe dessa história. O filme onde esse tubarão supostamente fez sua estreia foi produzido em 1975 por um animado grupo de 176 crianças de Neuchâtel. A trama? Um tubarão massivo aterrorizando a cidade. Mas aqui está o triste desfecho – o filme nunca foi concluído. Como resultado, a estátua do tubarão permaneceu esquecida no fundo do lago.
Sempre há céticos em cada história. Alguns acreditam na teoria do adereço de filme, enquanto outros estão convencidos de que é apenas uma brincadeira elaborada. Mas, independentemente do que você acredite, uma coisa é clara: se você decidir dar um mergulho no Lago Neuchâtel, é melhor ficar de olho em possíveis convidados subaquáticos inesperados. Afinal, é sempre bom esperar pelo inesperado, especialmente ao mergulhar em águas tão intrigantes.