Início » Animais » Gatos ferais serão envenenados para proteger outros animais

Gatos ferais serão envenenados para proteger outros animais

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Gatos selvagens serão envenenados para proteger outros animais
A Austrália combate gatos ferais com a Armadilha Felixer, buscando proteger a fauna nativa e restaurar o equilíbrio ecológico do país

Em um movimento surpreendente, a Austrália está acelerando para conter o esmagador problema de gatos ferais do país. O pelo está prestes a voar com o recém-revelado plano de cinco anos do país. Esse esquema ambicioso envolve o uso de uma substância gelatinosa tóxica, chamada Armadilha Inteligente Felixer, para envenenar esses felinos ferais.

É um fato conhecido: os gatos ferais são uma grande dor de cabeça para a fauna nativa da Austrália. Eles foram associados à extinção de mais de duas dúzias de espécies, e sua caça incessante está colocando várias outras em perigo. “Esses gatos ferais são incrivelmente devastadores para os animais nativos”, declarou Reece Whitby, Ministro do Meio Ambiente da Austrália Ocidental, deixando bem claro que algo precisa ser feito, segundo o Yahoo.

A solução? A Armadilha Inteligente Felixer, uma ferramenta que pulveriza os desavisados gatos ferais com um gel envenenado. Esse gel mortal, impregnado com veneno 1080 (também conhecido como fluoroacetato de sódio), é lambido pelos gatos, levando-os à morte. Sim, é assustador, mas é uma ferramenta eficaz no kit de controle de gatos ferais da Austrália.

VEJA TAMBÉM:
Temos um problema sobre gatos que ninguém quer falar

A Devastação Causada pelos Gatos Ferais

Mas por que um movimento tão drástico, você pergunta? Bem, esses gatos ferais não são apenas uma praga; eles são um completo desastre ecológico. Trouxeram pelos colonizadores europeus, esses invasores têm causado estragos na fauna local. O número é assustador: estima-se que eles matem cerca de três milhões de mamíferos, um milhão de pássaros e 1,7 milhão de répteis a cada 24 horas em todo o país. Isso é muita vida perdida num piscar de olhos!

E essa matança em massa não passou despercebida. Nossos inimigos felinos foram associados à extinção de 28 espécies na Austrália. Além disso, eles colocaram mais de 100 outras espécies, como os bettongs de cauda de pincel, wallabies de rocha, numbats e várias espécies de aves e répteis, em risco.

A Armadilha Felixer não é apenas algum esquema maluco, porém. É uma ferramenta inovadora, humana e automatizada, desenvolvida e patenteada com a ajuda de várias ONGs. E isso não é apenas um experimento isolado; faz parte crucial da estratégia de cinco anos da Austrália Ocidental para gatos ferais. Essa iniciativa visa dar às espécies nativas uma chance de lutar contra esses adversários peludos.

VEJA TAMBÉM:
Morgan Freeman transforma seu rancho de 124 hectares em um santuário de abelhas

Então, será este o fim dos problemas de gatos ferais na Austrália? Só o tempo dirá. Por enquanto, porém, está claro que a Austrália não está brincando quando se trata de proteger sua fauna nativa. Com este plano radical, eles estão dando um grande passo para restaurar o equilíbrio natural. Os gatos ferais podem ser envenenados, mas o futuro da fauna única da Austrália pode estar parecendo um pouco menos tóxico.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.