Início » História » 18 fotos raras do Titanic antes e depois do naufrágio

18 fotos raras do Titanic antes e depois do naufrágio

Leonardo Ambrosio

Publicado em

fotos do Titanic antes e depois do naufrágio
Estas fotos do naufrágio do RMS Titanic foram tiradas imediatamente antes e imediatamente após o desastre histórico de 15 de abril de 1912.

O Titanic, frequentemente chamado de navio “inafundável“, continua a cativar a imaginação do mundo mais de um século após seu trágico naufrágio em 1912. Sua história, repleta de “e ses”, entrelaça a ambição humana, a imprevisibilidade da natureza e um destino comoventemente trágico. E, enquanto muitos conhecem a história, as fotos do Titanic oferecem uma conexão perturbadora e tangível aos eventos daquela fatídica noite de abril.

O inverno que antecedeu a tragédia apresentou temperaturas surpreendentemente amenas. Em 1911-1912, o Atlântico Norte viu temperaturas mais amenas do que em muitos anos anteriores. Esse calor inesperado levou a um aumento na deriva de icebergs na costa oeste da Groenlândia. Diante de tal mudança climática, surge uma reflexão: se as águas tivessem estado mais frias, o Titanic teria encontrado o iceberg fatal?

No jogo de hipóteses em torno do Titanic, muitas questões permanecem. Uma das mais cruciais talvez seja a misteriosa falha na comunicação. Navios próximos enviaram avisos via rádio sobre icebergs iminentes. Contudo, por razões ainda debatidas por historiadores, essas mensagens vitais não chegaram ao Titanic. Da mesma forma, se o rádio do navio não tivesse falhado um dia antes, os operadores poderiam não ter sido sobrecarregados por mensagens e teriam ouvido os avisos sobre o iceberg naquela noite trágica.

Além disso, erros humanos e descuidos também tiveram seus papéis. Uma confusão intrigante no porto inglês fez com que os vigias do Titanic ficassem sem binóculos, possivelmente impedindo-os de detectar o perigo que se aproximava. E a decisão do Primeiro Oficial William Murdoch de tentar uma manobra complexa para evitar o iceberg, em vez de simplesmente desviar, continua sendo um tópico de intensa discussão.

No entanto, além dessas conjecturas, uma realidade é inegável: o Titanic estava terrivelmente despreparado para um desastre. Capaz de transportar 64 botes salva-vidas, o navio zarpou com apenas 20. Poucos dias antes do desastre, fotos do Titanic mostraram passageiros caminhando casualmente ao lado desses botes, alheios à sua importância iminente.

VEJA TAMBÉM:
Xiaowu, o imperador que morreu após uma piada com uma concubina

De fato, são essas fotos do Titanic que oferecem um olhar comovente sobre a tragédia. A galeria de imagens abaixo serve como testemunho da enormidade do desastre, retratando vividamente a vida antes e depois da catástrofe.

1. Nesta foto, o Titanic está perto do cais de Belfast, na Irlanda do Norte, pouco antes de iniciar sua viagem inaugural. Abril de 1912.

Nesta foto, o Titanic fica perto do cais de Belfast, na Irlanda do Norte, pouco antes de iniciar sua viagem inaugural. Por volta de abril de 1912.

2. Os botes salva-vidas ficam em seus turcos no Titanic pouco antes de o navio partir. Abril de 1912.

Os botes salva-vidas ficam em seus turcos no Titanic pouco antes de o navio partir. Abril de 1912.

3. As águas geladas onde ocorreu o naufrágio do Titanic, vistas poucos dias antes do desastre. 4 de abril de 1912.

As águas geladas onde ocorreu o naufrágio do Titanic, vistas poucos dias antes do desastre. 4 de abril de 1912.

4. O Titanic inicia seus testes no mar em Belfast, na Irlanda do Norte, pouco antes de iniciar sua viagem. 2 de abril de 1912.

O Titanic inicia seus testes no mar em Belfast, na Irlanda do Norte, pouco antes de iniciar sua viagem. 2 de abril de 1912.

5. A sala de leitura e escrita no convés da primeira classe do Titanic, vista logo antes da decolagem do navio. 1912.

A sala de leitura e escrita no convés da primeira classe do Titanic, vista logo antes da decolagem do navio. 1912.

6. Multidões alinham-se nas docas enquanto o Titanic se prepara para decolar em sua viagem. Southampton, Inglaterra. 10 de abril de 1912.

Multidões alinham-se nas docas enquanto o Titanic se prepara para decolar em sua viagem. Southampton, Inglaterra. 10 de abril de 1912.

7. O lounge da primeira classe a bordo do Titanic, visto pouco antes da decolagem do navio. 1912.

O lounge da primeira classe a bordo do Titanic, visto pouco antes da decolagem do navio. 1912.

8. Foto do Titanic no cais de Southampton, Inglaterra, pouco antes de partir. 10 de abril de 1912.

Foto do Titanic no cais de Southampton, Inglaterra, pouco antes de partir. 10 de abril de 1912.

9. O Titanic sai do porto de Southampton, na Inglaterra, para iniciar sua viagem. 10 de abril de 1912.

O Titanic sai do porto de Southampton, na Inglaterra, para iniciar sua viagem. 10 de abril de 1912.

10. Os passageiros do Titanic passam pelos botes salva-vidas a bordo do navio pouco antes de o navio afundar. Por volta de 10 a 14 de abril de 1912.

Os passageiros do Titanic passam pelos botes salva-vidas a bordo do navio pouco antes de o navio afundar. Por volta de 10 a 14 de abril de 1912.

11. Uma criança brinca no playground localizado no convés do Titanic três dias antes do navio afundar. Por volta de 10 a 11 de abril de 1912.

Uma criança brinca no playground localizado no convés do Titanic três dias antes do navio afundar. Por volta de 10 a 11 de abril de 1912.

12. A porção Café Parisien do restaurante de primeira classe a bordo do Titanic, visto pouco antes da partida do navio. 1912.

VEJA TAMBÉM:
A trágica história do Britannic, o navio irmão do Titanic

A porção Café Parisien do restaurante de primeira classe a bordo do Titanic, vista pouco antes da decolagem do navio. 1912.

13. O capitão Edward J. Smith (à direita) e o comissário Hugh Walter McElroy estão a bordo do Titanic enquanto ele viaja entre Southampton, na Inglaterra, e Queenstown, na Irlanda, apenas um dia de viagem – e três dias antes de afundar. Por volta de 10 a 11 de abril de 1912.

O homem que tirou esta fotografia, Rev. F.M. Browne, desceu em Queenstown. Smith e McElroy morreram no naufrágio do Titanic.

O capitão Edward J. Smith (à direita) e o comissário de bordo Hugh Walter McElroy estão a bordo do Titanic enquanto ele viaja entre Southampton, na Inglaterra, e Queenstown, na Irlanda, apenas um dia de viagem - e três dias antes de afundar. Por volta de 10 a 11 de abril de 1912. O homem que tirou esta fotografia, Rev. F.M. Browne, desceu em Queenstown. Smith e McElroy morreram no naufrágio do Titanic

14. O iceberg suspeito de ter afundado o Titanic, fotografado a bordo de um navio que passava na manhã seguinte ao naufrágio do Titanic. O outro navio ainda não havia recebido notícias sobre o naufrágio do Titanic, mas o comissário teria visto tinta vermelha manchada na base do iceberg, indicando que um navio o havia atingido nas últimas horas. 15 de abril de 1912.

O iceberg suspeito de ter afundado o Titanic, fotografado pelo comissário de bordo de um navio que passava na manhã seguinte ao naufrágio do Titanic. O outro navio ainda não havia recebido notícias sobre o naufrágio do Titanic, mas o comissário teria visto tinta vermelha manchada na base do iceberg, indicando que um navio o havia atingido nas últimas horas. 15 de abril de 1912.

15. Dois botes salva-vidas transportam os sobreviventes do Titanic para um local seguro. 15 de abril de 1912.

Dois botes salva-vidas transportam os sobreviventes do Titanic para um local seguro. 15 de abril de 1912.

16. Sobreviventes do naufrágio do Titanic sentam-se no convés do Carpathia, envoltos em cobertores e roupas que lhes foram dados pelos passageiros do Carpathia, logo após seu resgate. 15 de abril de 1912.

Sobreviventes do naufrágio do Titanic sentam-se no convés do Carpathia, envoltos em cobertores e roupas que lhes foram dados pelos passageiros do Carpathia, logo após seu resgate. 15 de abril de 1912.

17. Os “órfãos do Titanic”, irmãos franceses Michel (à esquerda, 4 anos) e Edmond Navratil (à direita, 2 anos), que ficaram temporariamente sem o pai. Os irmãos sobreviveram e chegaram a Nova York, onde permaneceram um mês antes que sua mãe, que havia permanecido na França e não havia embarcado no navio, finalmente os reconhecesse em uma foto de jornal e viesse buscá-los. Esta foto foi tirada antes de serem identificados. Abril de 1912.

Os "órfãos do Titanic", irmãos franceses Michel (à esquerda, 4 anos) e Edmond Navratil (à direita, 2 anos), que ficaram temporariamente sem pais, seu pai morreu no navio. Os irmãos sobreviveram e chegaram a Nova York, onde permaneceram um mês antes que sua mãe, que havia permanecido na França e não embarcado no navio, finalmente os reconhecesse em uma foto de jornal e viesse reivindicá-los. Esta foto foi tirada antes de serem identificados. Abril de 1912.

18. Um menino jornaleiro vende exemplares do Evening News contando sobre o naufrágio do Titanic em Londres, um dia após o naufrágio do navio. 16 de abril de 1912.

Um menino jornaleiro vende exemplares do Evening News contando sobre o naufrágio do Titanic em Londres, um dia após o naufrágio do navio. 16 de abril de 1912.

Photo of author
Leonardo Ambrosio tem 26 anos, é jornalista, vive em Capão da Canoa/RS e trabalha como redator em diversos projetos envolvendo ciências, tecnologia e curiosidades desde 2014.