Fotógrafo registra como é a vida em Oymyakon, a cidade mais fria do mundo

Versão em vídeo:

Versão em texto:

O verão terminou e, pouco a pouco, várias cidades brasileiras começam a apresentar temperaturas um pouco menores. Mas ainda que algumas regiões brasileiras, principalmente o Sul, registrem baixas temperaturas, o frio do nosso país em nada se compara com determinados pontos da Rússia, como é o caso de Oymyakon.

Para muitos especialistas, este é o vilarejo mais frio da Terra, tendo registrado, em 1924, incríveis -71,2ºC. Hoje em dia, com registros mais precisos, as médias continuam assustadoras. Em janeiro, a média é de -50ºC ao longo do mês, o que faz com que este seja o ponto permanentemente habitado mais frio do nosso planeta.

Em 2017, o fotógrafo Amos Chapple, da Nova Zelândia, decidiu viajar para Oymyakon para registrar, de perto, o dia a dia das pessoas que decidem enfrentar o frio para morar por lá.

“Eu estava usando calças finas quando cheguei lá pela primeira vez, e a temperatura era de -47ºC. Eu lembro de sentir como se o frio estivesse se arrastando pelas minhas pernas. Além disso, ocasionalmente minha saliva congelava em pequenas agulhas, que espetavam meus lábios”, disse o fotógrafo ao weather.com.

Confira, abaixo, algumas das principais fotos que Amos Chapple fez por lá:

O Mercado Central de Oymyakon é cheio de peixes e carne, já que legumes e vegetais são difíceis de cultivar por conta do frio.

A chamada “Rota dos Ossos” é a única estrada que leva até Oymyakon.

Até mesmo a placa do vilarejo diz: “Oymyakon – O Polo do Frio”.

Paisagem comum no vilarejo mais frio do planeta.

A pelagem dos animais costuma ficar coberta de gelo nos dias mais frios.

Muitos banheiros são construídos na rua, já que o solo congelado faz com que seja difícil a construção de sistemas efetivos de esgoto dentro das casas.

Este fazendeiro local mantém seus animais aquecidos durante a noite dentro deste celeiro.

Até mesmo os sapatos podem congelar se você deixá-los ao ar livre.

A única loja de ferramentas de Oymyakon fornece tudo o que os moradores precisam.

Os carros devem ser mantidos em garagens aquecidas. Aqueles que ficam na rua precisam manter o motor ligado. Do contrário, eles falham na hora de dar a partida novamente.

As centrais de aquecimento funcionam o tempo todo para garantir um pouco mais de calor para os habitantes do vilarejo.

buy metformin metformin online