Formigas realizam rituais estranhos com uma abelha morta, onde cada uma delas leva uma pétala de flor

A natureza age de maneiras tão estranhas ou incomuns, que muitas vezes nos surpreendem tanto quanto nos deixam confusos. Quase tudo que nós humanos fazemos costuma ser lógico (ou aparentemente lógico), pensado e realizado com algum cuidado (e por algum motivo, é claro). E assim sendo, muitos de nós acreditam que os animais não são capazes de processar as coisas com o mesmo cuidado ou que não há motivos para explicar seu comportamento.

No entanto, este vídeo especial nos faz ficar em dúvida, pois um grupo de formigas se reúne em torno de uma abelha morta e a cerca por pétalas de flores. Uma por uma, elas carregam as pétalas para cobri-la de alguma forma.

Este ato atraiu a atenção de cientistas que pensaram em uma série de teorias sobre as ações dessas formigas.

Insetos como formigas, abelhas e vespas são as únicas criaturas – além dos humanos –  que têm o chamado complexo estratégico na hora de se livrarem de seus mortos. O grupo, ou a comunidade, está acima de tudo: tudo é para o bem de todos.

Em uma colônia, os insetos são divididos em grupos, dependendo de suas tarefas. Uma dessas divisões é dedicada a remover os mortos ou doentes para evitar que o resto seja infectado ou afetado de alguma forma por ele. No caso das abelhas, elas simplesmente pegam os mortos e jogam fora, o que é claramente menos romântico do que esse ritual fúnebre realizado pelas formigas. Veja só o vídeo:

David Nottorn, curador de Hymenoptera Museu de História Natural de Londres, disse que “Isso é difícil de saber porque não está claro que tipo de formigas são ou onde elas estão, mas elas são provavelmente formigas cortadeiras e levando as pétalas para o seu ninho como comida, e uma abelha morta ficou no caminho. Então a abelha parece ser mais um obstáculo do que qualquer outra coisa”.

No outro lado, Thomas O’shea-Wheller, pesquisador de entomologia da Universidade Estadual da Louisiana tem outra teoria: “Pode ser uma de duas coisas: ou um monte de lixo ‘no qual os objetos estão se acumulando em decomposição’ ou seu armazenamento de comida mesmo”.

Seja qual for o motivo, o comportamento causa curiosidade, pois as formigas estão tratando os elementos com o mesmo cuidado, tanto a abelha como as pétalas.

[UPSOCL]

Comentários
Carregando...