Forças russas tomam controle da usina nuclear de Chernobyl

A Rússia invadiu a Ucrânia, atacando as principais cidades a partir da fronteira compartilhada e viajando pela Bielorrússia. Entre seus alvos, está a cidade abandonada de Pripyat, onde a Usina Nuclear de Chernobyl está localizada. Foi aí que ocorreu o pior desastre nuclear civil da história.

As tropas russas assumiram o controle da própria usina nuclear abandonada, de acordo com o presidente da Ucrânia. Isso aconteceu poucas horas depois que o presidente russo Vladimir Putin ordenou uma invasão em grande escala da Ucrânia.

“As forças de ocupação russas tomar ama usina nuclear de Chornobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, disse Volodymyr Zelensky em um comunicado. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa.”

https://www.youtube.com/watch?v=dIwDWxpVR2c&t=79s

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, confirmou que os militares do país tentaram evitar que os russos tomassem o controle de usina nuclear colapsada, cujo sarcófago guarda enormes resíduos radioativos da tragédia nuclear de 1986.

Naquela ocasião, um dos reatores da usina explodiu, liberando radiação equivalente a 400 bombas atômicas que foram lançadas sobre Hiroshima, no Japão, ao término da Segunda Guerra Mundial.

A região de Chernobyl é inabitável, e conhecida como Zona de Exclusão, por causa do perigo de contaminação que existe ali.

O espectro do desastre de Chernobyl ainda assombra a Europa. Em 1986, 30 pessoas morreram imediatamente após o colapso do reator e várias milhares podem ter tido uma vida útil reduzida nas décadas seguintes por causa das falhas da União Soviética em lidar com o desastre.

A usina está a 120 quilômetros da capital Kiev.

Na madrugada de hoje, Vladimir Putin, presidente russo, autorizou a invasão contra a Ucrânia. Há ataques por terra, ar e mar em todo o país.

https://www.youtube.com/watch?v=–BnR6AIptg&t=3s

buy metformin metformin online