A atriz Florinda Meza, conhecida por interpretar Dona Florinda no icônico seriado mexicano “Chaves”, publicou nas redes sociais uma homenagem para o apresentador e empresário Silvio Santos, fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Silvio Santos, cujo nome verdadeiro era Senor Abravanel, faleceu neste sábado (17) aos 93 anos, vítima de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
No Instagram, Florinda publicou:
“Silvio Santos, agradeço por abrir a porta da alegria aos meus amados brasileiros com os programas Chespirito. Esse legado e tudo que você fez ficará para sempre no coração do Brasil e no meu. Adeus, amigo e por favor dê um abraço no meu Rober.”
O programa “Chaves”, criado por Roberto Gómez Bolaños (Chespirito), foi exibido no SBT de 1984 a 2020, tornando-se um fenômeno cultural no Brasil. A série, que retrata as aventuras de um menino órfão que vive em uma vila, conquistou gerações de brasileiros com seu humor simples e personagens carismáticos.
Silvio Santos foi o nome mais importante do entretenimento da televisão brasileira, em especial à frente do “Programa Silvio Santos”, que comandou a partir de 1963. Foi, também, dono de um conglomerado bilionário criador de marcas como Jequiti, Tele Sena e Baú da Felicidade – além das emissoras TVS e SBT.
O SBT, fundado em 1981, se tornou a segunda maior rede de televisão do Brasil, com uma programação diversificada que incluía, além de “Chaves”, outros programas populares como “A Praça é Nossa”, “Programa do Ratinho” e o “Programa Silvio Santos”.
A exibição de “Chaves” no SBT por quase quatro décadas contribuiu significativamente para a popularidade da emissora e para a formação cultural de várias gerações de brasileiros. O programa se tornou parte da memória afetiva nacional, com suas frases icônicas e personagens inesquecíveis.
A Globo anunciou que fará um Globo Repórter especial sobre a vida e carreira de Silvio Santos, reconhecendo sua importância para a televisão brasileira, mesmo tendo sido seu principal concorrente por décadas.