Finalmente encontraremos vida extraterrestre?

Stephen Hawking anunciou que fará uma parceria com o entusiasta da ciência e bilionário Yuri Milner para realizar a pesquisa mais expansiva de vida extraterrestre até agora.

Em uma conferência de imprensa realizada na Royal Society, em Londres, na segunda-feira de manhã, Hawking e Milner revelaram seu plano de combinar a força das redes sociais e alguns dos telescópios mais poderosos da Terra para procurar vida alienígena. O projeto será capaz de coletar e analisar 5 vezes mais do espectro de rádio e cobrir 10 vezes mais do céu do que qualquer esforço anterior de encontrar vida fora da Terra.

O projeto de US$ 100 milhões, chamado Iniciativas Inovadoras, será financiado por Milner e abrangerá 10 anos. As primeiras observações, que serão de sinais de radiodifusão de um milhão de estrelas próximas à Terra, devem começar em 2016.

A primeira parte da iniciativa, chamada Breakthrough Ouvir, terá acesso ao radiotelescópio Parkes Observatory em Nova Gales do Sul, na Austrália, e ao Observatório Nacional de Radioastronomia em Green Bank, Virgínia Ocidental, EUA. Além de observações de rádio, o projeto também irá procurar por sinais de laser óptico usando o telescópio Automated Planet Finder no Observatório Lick, na Califórnia.

Geoff Marcy, um caçador de planeta dos EUA que está participando do projeto, explicou por que ter um componente de laser óptico poderia ser a chave para encontrar vida fora do sistema solar:

“É possível que na Via Láctea existam outras espécies inteligentes que estão enviando suas naves espaciais em torno da galáxia, talvez criando colônias em outros planetas ou mesmo em torno de outras estrelas, e estiverem se comunicando com todos esses sítios usando lasers”.

O projeto também vai recorrer à ajuda do público, convidando entusiastas em todo o mundo a participar por meio do projeto SETI, que apresenta um programa criado pela Universidade da Califórnia, que usa computadores domésticos ociosos para classificar dados do telescópio de rádio e apontar sinais que são potencialmente importantes.

A segunda parte da iniciativa, Breakthrough Message, irá separar US$ 1 milhão em um prêmio em dinheiro para uma competição com as melhores respostas para enviar de volta se um sinal de outras formas de vida inteligentes for detectado.

Hawking, sem dúvida um dos mais famosos físicos teóricos de todos os tempos, explicou por que ele está jogando o chapéu para o ringue na busca por vida extraterrestre: “Em algum lugar no cosmos, talvez, a vida inteligente pode estar assistindo essas luzes de nós, cientes do que significam.

Ele acrescentou: “É hora de se comprometer a encontrar a resposta. Nós somos vivos. Somos inteligentes. Temos de saber.” [FromQuarksToQuasar]

Comentários
Carregando...