O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, se reuniu nesta terça-feira com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, para discutir a possibilidade de criação de uma moeda comum para o Mercosul.
O objetivo desta proposta é fortalecer os laços comerciais e econômicos entre os países membros do bloco, mas não pretende substituir completamente a moeda individual de cada país, como o euro fez com a maioria dos países membros da União Européia. Em vez disso, serviria como uma unidade de integração e maior intercâmbio comercial dentro do bloco.
Scioli afirmou que os principais temas de discussão com Haddad foram a integração energética e financeira entre Brasil e Argentina, além da ampliação do comércio entre os dois países.
Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, já haviam manifestado apoio à implementação de uma moeda única para os países latino-americanos.
No entanto, especialistas apontaram que as atuais condições econômicas da região podem não favorecer tal medida. O economista financeiro Thomaz Sarquis argumentou que a criação de uma política monetária única para o Mercosul ou para a América Latina como um todo faz pouco sentido devido às diferenças significativas entre as economias dos países membros.
Ele explicou que se, por exemplo, o Banco Central Europeu aumentasse as taxas de juros, esse aumento se aplicaria a todos os países que usam o euro. Por outro lado, se uma política semelhante fosse implementada no Mercosul, o Brasil seria impactado pela situação fiscal da Argentina na hora de definir as taxas de juros, pois o risco seria percebido como pertencente a todo o bloco.
Marcelo Kfoury, doutor em economia pela Cornell University, também destacou que, ao contrário da União Europeia, que alcançou um alto nível de integridade econômica e proximidade entre seus países membros, o bloco econômico do Mercosul ainda não atingiu esse nível de desenvolvimento.
Além disso, as disparidades econômicas entre os países latino-americanos representam um desafio adicional para a implementação de uma moeda comum.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.