fbpx

7 filmes e séries de televisão que foram inspirados por eventos reais

Quem nunca se arrepiou ao ler no começo (ou até mesmo no final) de um filme de terror os dizeres “com base em eventos reais”?

Nem sempre os filmes que se baseiam em fatos verídicos são do gênero do terror, mas normalmente este recurso é utilizado para adicionar um pouco mais de dramaticidade e emoção à obra.

No entanto, dizer que um filme foi feito “com base” em eventos reais pode nos dar uma falsa impressão de que os eventos da obra realmente aconteceram da forma como estão sendo contados, quando na verdade a parcela de veracidade pode ser muito, muito pequena.

Nesta lista, porém, você vai conhecer alguns exemplos de filmes que contam muito bem uma série de histórias que realmente aconteceram na “vida real”.

7. “The Act” – A história de Gypsy e Dee Dee Blanchard

Mommy Dead and Dearest / HBO   © The Act / Universal Cable Productions

O documentário ‘The Act’ conta, com considerável nível de veracidade, a história de Dee Dee Blanchard, mãe de Gypsy, uma garota que era aparentemente muito doente. Se locomovia em uma cadeira de rodas, possuía diversos diagnósticos sérioes e mal conseguia se alimentar sozinha.

Em 2015, Dee Dee foi assassinada, e sua filha, que desapareceu após a morte da mãe, foi encarada como principal suspeita.

As investigações revelaram que, na verdade, Gypsy não possuía nenhuma doença, e inclusive deixou para trás seus aparelhos e equipamentos de saúde, como cadeiras de roda e tanques de oxigênio. Todos seus diagnósticos, comprovaram os médicos, haviam sido fraudados por sua mãe.

A garota foi julgada culpada pela morte da mãe, mas o fato de ter sofrido violência psicológica por tantos anos contou a seu favor na sentença, que lhe condenou a 10 anos na prisão.

6. “A Última Profecia”.

Wikimedia Commons   © The Mothman Prophecies / Lakeshore Entertainment

A polícia do condado de Mason, nos EUA, recebeu em 15 de novembro de 1966 uma série de ligações de pessoas sem nenhuma conexão relatando o avistamento de uma criatura com asas e olhos vermelhos brilhantes.

A criatura foi supostamente por funcionários de cemitérios, bombeiros e por dois casais que andavam pelas ruas do condado. Durante cerca de um ano surgiram outros relatos de avistamentos da figura, até que eles simplesmente cessaram.

O mais curioso é que no mesmo dia, 15 de novembro de 1966, a Silver Bridge de West Virginia desabou, matando 46 pessoas, mas a verdade é que as aparições não passavam de uma lenda. Mesmo assim,  ‘A Última Profecia’

5. “O Anjo” – A história de Robledo Puch

© Wikimedia Commons   © El Ángel / El Deseo S.A.

Robledo Puch, argentino condenado pela morte de 11 pessoas e por ter cometido outros 25 crimes, ficou conhecido como o “Anjo da Morte”, por conta de sua aparência tida por muitos como “encantadora”.

Puch foi diagnosticado com psicopatia, e mesmo na prisão ele segue demonstrando comportamentos agressivos e fora do comum.

Um dos criminosos mais notórios da história da Argentina, Puch teve a sua história contada no filme “O Anjo”.

4. A Hora do Pesadelo

christel / pixabay   © A Nightmare on Elm Street /

O diretor Wes Craven inspirou-se em uma história real para criar o famoso filme de terror envolvendo o lendário vilão Freddy Krueger.

Quando esteve em Los Angeles, Craven ficou sabendo da história de um garoto que havia se mudado junto com a família do Camboja para L.A. Sempre que dormia, o garoto era atormentado por pesadelos muito vívidos, que faziam com que ele tentasse ao máximo evitar dormir. Aconselhados por médicos, seus familiares levaram o garoto embora da cidade.

Quando finalmente conseguiu dormir, o pior aconteceu. No meio da noite, os pais do garoto ouviram-no gritar desesperadamente, mas quando chegaram ao quarto ele já estava morto por uma parada cardíaca, provavelmente provocada pelos pesadelos.

3. “Na Selva”

ungle / Babber Films   © Wikimedia Commons

O filme “Na Selva” foi baseado na história de um ex-soldado israelense, Yossi Ghinsberg, que se aventurou junto a três amigos em uma “trip” pelas florestas bolivianas.

Um dos amigos, chamado Karl, se propôs a liderar o grupo até uma tribo isolada. No entanto, no meio do caminho, Karl, que havia se apresentado como um geólogo, acabou deixando claro que havia mentido, e que na verdade era um criminoso. A tensão entre o grupo cresceu, a comida terminou, e os rapazes passaram a caçar macacos para sobreviver.

O grupo eventualmente se separou, e Yossi teve que sobreviver durante três semanas na floresta sem nenhum tipo de equipamento ou suprimento de comida.

Yossi e outro membro do grupo, Kevin, conseguiram sair vivos da aventura, enquanto Karl e Marcus, os outros dois, nunca mais foram encontrados.

2. ‘Enfield Haunting’ – Série de TV

The Enfield Poltergeist / BBC documentary   © The Enfield Haunting / Eleven Films

Em 1977, na cidade de Enfield, na Inglaterra, a família Hodgson começou a perceber uma série de fenômenos paranormais em sua casa, como móveis se mexendo sozinhos e estranhos sons de passos no piso.

A polícia foi chamada, e uma série de investigações foi iniciada no caso. Os investigadores inclusive chegaram gravar o que supostamente seria uma das filhas da família falando com a voz de uma outra pessoa.

No entanto, no fim das contas, as garotas foram acusadas de fraude, e ficou constatado que tudo aparentemente não passou de uma grande brincadeira de mau gosto.

A série The Enfield Hauting foi inspirada nestes acontecimentos.

1. ‘The Fall’

© ASSOCIATED PRESS/East News   © ASSOCIATED PRESS/East News

Em abril de 1973, Edmund Kemper foi sentenciado a oito prisões perpétuas. Antes visto como um homem comum, simples, Edmund foi responsável pela morte de vários estudantes, bem como seus próprios parentes.

Anos depois, em 2005, outro homem que também tinha uma vida até então vista como “normal”, chamado Dennis Rader, foi acusado e condenado por vários assassinatos. Ao que tudo indica, seu hobby era matar famílias inteiras.

Essas duas histórias inspiraram as mentes por trás da criação da série ‘The Fall’.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.