FBI confirma que enigma misterioso do Assassino do Zodíaco finalmente foi resolvido

O FBI confirmou recentemente que um grupo de profissionais conseguiu desvendar o mistério envolvendo um enigma feito pelo famoso Assassino do Zodíaco, criminoso que assustou a Califórnia entre os anos 60 e 70.

Um pouco de contexto: No final da década de 1960, um serial killer matou pelo menos cinco pessoas na Califórnia, e durante seu período em atividade ele enviou uma série de mensagens para a imprensa, quase sempre escondidas em enigmas curiosos. Nas mensagens, as letras era substituídas por símbolos, e precisavam passar por um processo de decodificação para que o conteúdo fosse revelado.

As primeiras cartas foram facilmente decodificadas, e revelaram uma mensagem que dava claros sinais de que o assassino não estava em seu melhor juízo mental. Em uma tradução literal, seu conteúdo lia algo parecido com isso:

Wikimedia Commons.

“EU GOSTO DE MATAR PESSOAS PORQUE É MUITO LEGAL É MAIS LEGAL QUE MATAR ANIMAIS NA FLORESTA PORQUE O HOMEM É O ANIMAL MAIS PERIGOSO DE TODOS MATAR ME DÁ A SENSAÇÃO MAIS EMPOLGANTE É ATÉ MELHOR DO QUE UM ORGASMO COM UMA GAROTA A MELHOR PARTE É QUE QUANDO EU MORRER EU VOU RENASCER NO PARAÍSO E TODOS OS QUE EU MATEI SERÃO MEUS ESCRAVOS EU NÃO VOU DAR MEU NOME PORQUE VOCÊS VÃO TENTAR ME PARAR OU ATRASAR MINHA COLETA DE ESCRAVOS PARA MINHA VIDA APÓS A MORTE EBEORIETEMETHHPITI”.

A mensagem não tinha nenhum tipo de espaçamento ou pontuação, e contava também com diversos erros de ortografia na língua inglesa. E com base nisso, é difícil imaginar que esta pessoa foi capaz de surgir com um novo enigma, dessa vez complicado o suficiente para manter o FBI ocupado por mais de 50 anos.

Recentemente, David Oranchak, Sam Blake e Jarl Van Eycke utilizaram um software para tentar ajudar na missão de decifrar o código. Por pura sorte, uma das tentativas realizadas por Oranchak acabou revelando fragmentos de mensagens, como “espero que você esteja”, “tentando me pegar” e “ou a câmara de gás”.

Essas pequenas mensagens mostraram que o texto original do enigma não havia sido transcrito em um grande bloco, como os especialistas anteriormente imaginavam. Na verdade, ela havia sido dividida em três blocos menores de texto, compostos por nove linhas, seguidas por nove linhas e, finalmente, concluídas com duas outras linhas.

Começando no canto superior esquerdo, e então descendo uma linha e passando por dois espaços, foi possível encontrar uma chave que poderia ser traduzida em letras e, em seguida, palavras começaram a surgir. É possível ver um pouco mais detalhadamente como funcionou o trabalho assistindo ao vídeo abaixo.

Utilizando essa técnica, e passando o resultado final por alguns ajustes, a equipe chegou na seguinte mensagem:

(TRADUÇÃO LITERAL)
“EU ESPERO QUE VOCÊS ESTEJAM SE DIVERTINDO MUITO TENTANDO ME CAPTURAR
NÃO ERA EU NO PROGRAMA DE TV
QUE LEVANTA UM PONTO SOBRE MIM
EU NÃO ESTOU COM MEDO DA CÂMARA DE GÁS
PORQUE ISSO ME LEVARIA AO PARAÍSO AINDA MAIS CEDO
PORQUE EU AGORA TENHO ESCRAVOS SUFICIENTES PARA TRABALHAR POR MIM
ENQUANTO TODOS OS OUTROS NÃO TERÃO NADA QUANDO ALCANÇAREM O PARAÍSO
ENTÃO ELES TÊM MEDO DA MORTE
EU NÃO TENHO MEDO PORQUE EU SEI QUE MINHA NOVA VIDA É
A VIDA SERÁ FÁCIL NO PARAÍSO DA MORTE”.

“De todas as coisas que se destacaram, o que mais me chamou atenção foi a frase ‘não era eu no programa de TV”, disse Oranchak. “Nesse ponto, eu pulei da cadeira porque sabia que o enigma foi recebido em 8 de novembro de 1969, cerca de duas semanas depois que alguém que se autodenominava Zodíaco ligou para um talkshow de TV apresentado por Jim Dunbar. Enquanto o homem estava no ar, ele disse: ‘Preciso de ajuda, estou doente, não quero ir para a câmara de gás”.

Para Oranchak, isso fez com que a solução parecesse real, pois se encaixava nos acontecimentos da época em que o enigma foi recebido. O resto da mensagem também parecia bastante adequado com o padrão do Assassino do Zodíaco. Por conta disso, a equipe apresentou sua solução ao FBI, que já confirmou a veracidade dela.

“O FBI está ciente de que um enigma atribuído ao Assassino do Zodíaco foi recentemente resolvido por cidadãos particulares”, disse o FBI em um comunicado, acrescentando que o assassino ainda está sendo investigado, e o caso não foi resolvido como alguns veículos da imprensa alegaram em outubro do ano passado.

“O Assassino do Zodíaco continua sendo uma investigação em andamento para a divisão do FBI em São Francisco. Devido à natureza do andamento da investigação, e em respeito às vítimas e seus familiares, não forneceremos mais comentários neste momento”.

A equipe por trás da decodificação também se manifestou desapontada pelo conteúdo da mensagem não revelar nenhum detalhe sobre a possível identidade do assassino.


Com informações do IFLScience.

você pode gostar também
buy metformin metformin online